CEDETE LANÇA NOVO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NESTA QUINTA-FEIRA (29/10)

Mais amigável e interativo, o novo Ambiente Virtual de Aprendizagem da Bahiana será lançado nesta quinta-feira (29/10) e traz um pacote de inovações, firmando cada vez mais a Bahiana como uma instituição educacional com ensino de vangarda. O AVA é coordenado pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (CEDETE) que tem como gestor o professor do curso de Medicina, Antônio Carlos Costa, contando com colaboração do Prof. José Henrique de Morais, do curso de Psicologia. Para conferir as novidades, basta clicar no link do AVA, na home do site da Bahiana a partir de quinta-feira.
Entre as novidades, vale destacar a Comunidade Bahiana. Trata-se de uma rede de relacionamento virtual composta de funcionários administrativos, professores e alunos da BAHIANA, que permite ao usuário criar um perfil com a possibilidade de colocar foto, adicionar amigos, ver quem está online – assim como ocorre com as grandes redes de relacionamento a exemplo do Orkut e do Facebook. Além disso, através do novo ambiente, é proporcionado o acesso às atividades dos cursos e às videoconferências. Com esta ferramenta, também é possível o navegador realizar pesquisas e obter informações sobre eventos.
No fórum do novo AVA, também é possível criar fóruns transversais de discussão, ampliando para toda a comunidade assuntos discutidos em sala de aula e que sejam de interesse comum aos diversos cursos e distintos semestres, integrando uma grande rede colaborativa de construção de conhecimentos.
O novo Ambiente além de disponibilizar textos, links, imagens e áudios, também conta com um videoteca virtual, na qual o usuário tem acesso a vídeoconferências, vídeos de eventos, palestras e aulas. No caso de conteúdos produzidos em sala de aula, basta o estudante estar cadastrado na sua disciplina dentro da plataforma moodle para ter acesso aos materiais.
Neste pacote de novidades, também está o lançamento do Twitter Bahiana. Seguindo o CEDETE_BAHIANA, o usuário pode ficar por dentro das últimas novidades, se informar sobre a programação de eventos realizados tanto pelo Centro como por demais departamentos da Escola.
Parcerias

O novo espaço virtual, também permite a realização de parcerias a fim de disponibilizar conteúdos em vídeo, texto, slides, etc. Assim, já estão funcionando, em caráter experimental, espaços de partilha de conhecimento como a Rede Social de Cidadania e o Café Científico, atividades coordenadas pelo grupo de pesquisa Mente, Avaliação e Saúde Mental (MASM), do curso de Psicologia.
Outra parceria também está sendo firmada com as Ligas Acadêmicas que também podem solicitar ao CEDETE a cobertura para filmagens e registros fotográficos, bem como a realização de videoconferências. Os materiais produzidos também poderão ser disponibilizados dentro do AVA.
Gostou? Faça seu cadastro a partir de quinta-feira no site da BAHIANA: www.bahiana.edu.br