TERAPIA OCUPACIONAL COMEMORA 40 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO

A profissão do Terapeuta Ocupacional comemora, esta semana, 40 anos de sua regulamentação. Já o curso da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública celebra 15 anos de criado e realiza a XVI Semana de Terapia Ocupacional e o II Encontro de Egressos de Terapia Ocupacional da Bahiana, com atividades a fim de promover a troca de conhecimentos e experiências entre professores, estudantes, profissionais de Terapia Ocupacional e interessados.

Assim, serão realizadas, nos dias 27 e 28 de outubro uma série de atividades com destaque para o workshop "Avaliação e Adaptação de Ambientes" com Muriel Soubeyran (França), terapeuta ocupacional que acontece na terça-feira, das 08h às 12h. As inscrições podem ser realizadas antes do início das atividades. Toda a programação acontece na Unidade Acadêmica Brotas, localizada na Av. Dom João VI, n.275, Brotas. Mais informações (71) 3276 8265.

A programação também vai compreender oficinas, conferências, palestras e mesas redondas. Serão discutidos os avanços técnicos e científicos, desafios e perspectivas da Terapia Ocupacional nas áreas de Atenção à Criança e ao Adolescente, Atenção ao Adulto e Atenção ao Idoso.

A Terapia Ocupacional

Auxiliar pessoas na reconquista de sua independência, através da autonomia na realização das atividades diárias, laborais e de lazer. Este é o principal trabalho do terapeuta ocupacional, profissão que vem ganhando cada vez mais espaço, visto que a preocupação com o bem-estar e com a integração dos indivíduos que possuem alguma limitação também tem crescido. Segundo pesquisa da Business2.0 Magazine, revista da rede americana CNN, Terapia Ocupacional aparece entre as dez profissões que serão mais valorizadas até 2014. No dia 13 de outubro de 1969, a profissão foi reconhecida e a data entrou para o calendário de comemorações de profissões ligadas à área de saúde.

SerTO – Serviço de Terapia Ocupacional da Bahiana

O curso de Terapia Ocupacional da Bahiana é o único na Bahia com mais de dez anos. Como as demais graduações da Escola, o curso oferece ao aluno a oportunidade de vivenciar, desde o princípio, a rotina da profissão. Desta forma é oferecido um serviço gratuito à comunidade que passa a ser atendida por estudantes supervisionados por professores terapeutas ocupacionais especializados nas áreas de Atenção à Crianças e ao Adolescente, saúde do Trabalhador e Atenção à Saúde do Adulto.

O SerTO, além de um espaço de docência e assistência, é também um laboratório de pesquisa e de construção de novas tecnologias. Com foco na prevenção, manutenção e recuperação da saúde de pessoas com dificuldade ou limitações para a realização de atividades da vida cotidiana, o SerTo oferece atendimentos individuais e em grupo, bem como faz orientação e treinamento do uso de órteses, próteses e adaptações. Todos os serviços são gratuitos

Data: 27 e 28/10/2009

Horário: 8:00 às 18:00

27 de outubro de 2009

8:00 às 12:00 - Workshop - "Avaliação e Adaptação de Ambientes" (40 vagas)

Ministrante: Muriel Soubeyran - Terapeuta Ocupacional (França)

14:00 às 16:00

16:00 às 18:00

14:00 às 18:00

18:30 - Conferência de abertura e atividade comemorativa aos 10 anos de formatura da turma de 1999.

- Oficina de Cestaria (15 vagas) - Coordenação: Lúter Vaz (Artista Plástico) - Oficina de Memória (15 vagas) - Coordenação: Profª Helena Pataro

OBS.: Apenas o Workshop será pago (estudantes - R$ 20,00 e profissionais - R$ 30,00). Para participar das outras atividades do evento (oficinas e programação científica) deverá ser realizado preenchimento da ficha de inscrição e doação de 400 gr de leite em pó. Favor dirigir-se a Coordernação de Pós-graduação e Extensão.

28 de outubro de 2009

8:30 – Palestra: Perfil do Egresso de Terapia Ocupacional

9:00 – Mesa redonda: Trilhando Caminhos em Terapia Ocupacional

10:20 – Intervalo

10:50 – Mesa Redonda: Terapia Ocupacional na Atenção à Criança e ao adolescente

12:30 – Intervalo para almoço

14:00 - Mesa Redonda: Terapia Ocupacional na Atenção ao Adulto

15:30 – Intervalo

16:00 - Mesa Redonda: Terapia Ocupacional Atenção ao Idoso

17:30 - Encerramento

Maiores Informações:

- Oficina de Mandalas (10 vagas) - Coordenação: alunas do 4º semestre T.O.

PROGRAMAÇÃO – VXI Semana de Terapia Ocupacional

Período de Inscrição: até 28/10/2009

COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO, Unidade acadêmica Brotas.

www.bahiana.edu.br