Estudantes de Medicina realizam treinamento de primeiros socorros no Colégio Estadual Manoel Vitorino.

Ação integra programa de parceria entre as instituições.

Estudantes do 1º e 2º anos do curso de Medicina, monitores do "Programa Primeiros Socorros para Todos", liderados pelo prof. André Dantas Zimmermann, realizaram, no dia 7 de outubro, o curso de Primeiros Socorros para estudantes do 6º e 7º anos do Colégio Estadual Manoel Vitorino.

De uma forma prática e com o uso de manequins, foram enfatizadas medidas necessárias a serem adotadas por qualquer pessoa, durante uma parada cardiorrespiratória ou na ocorrência de um trauma. Medidas de suporte básico de vida, uso de desfibrilador automático (DEA), técnicas de imobilização de membros e cuidados no transporte de acidentados foram algumas das atividades demonstradas pelos acadêmicos da Bahiana. "A interação entre alunos da Bahiana e do colégio foi o forte do treinamento. Todos concordaram que a troca de vivências, a comunicação, são ganhos extras na atividade", conta a professora de Medicina, Dra. Eliana de Paula que coordena as ações de parceria entre a Bahiana e a unidade escolar.

Segundo a Profa. Tânia Novais, vice-diretora do colégio, "os conhecimentos de primeiros socorros para os alunos da nossa unidade escolar são para mim imprescindíveis, pois tornam-se uma necessidade básica que tem como premissa o salvamento indiscriminado de vidas." Outras quatro professoras participaram do curso, comprometendo-se a multiplicar para os demais alunos do colégio.

Esse curso faz parte de uma série de outras atividades que vêm sendo desenvolvidas pelos professores e alunos da Bahiana no Colégio Manoel Vitorino, como apoio aos professores de ciências em aulas de planejamento familiar, prevenção das DSTs, curso de gestão de pequenos negócios, orientação a gestantes adolescentes, aulas sobre gestão financeira, elaboração de currículo e outros. "Enfim, ações de responsabilidade social, valor cultivado na Bahiana com muito zelo e amor", declara Dra. Eliana de Paula.

Confira as fotos.