Curso de Enfermagem da Bahiana realiza Ciclo de Rodas de Conversa com Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

Ação é realizada em parceria com a Unidade de Saúde da Família Prof. Dr. Carlos Santana - Doron.

Pensando na integração ensino-serviço, as discentes do curso de Enfermagem da Bahiana do componente curricular "Estágio Curricular Supervisionado em Saúde Coletiva", orientadas pela Profª Mariana Nossa, em parceria com a Unidade de Saúde da Família Prof. Dr. Carlos Santana - Doron, local onde realizam estágio desde agosto deste ano, iniciaram um ciclo de atividades educativas com agentes comunitários de saúde (ACS), versando sobre temas de interesse para a categoria profissional em destaque.

Para tanto, foi-se realizado uma consulta aos participantes dos temas mais relevantes a serem discutidos nas rodas de conversa. Planejou-se uma primeira rodada com três encontros mensais, sendo o primeiro já realizado no dia 27 de setembro com o tema "Lúpus: conhecendo para melhor promover saúde".

De acordo com as estudantes Deise Mota, Erica Simões, Jéssica Rodrigues, Marilda dos Anjos, Mirele Lemos e Theresa Pinheiro - discentes do 8ª e 9ª semestre do curso de Enfermagem, as rodas de conversa constituem importante fator de integração entre os estudantes com os agentes, além de proporcionar um momento de troca de saberes. Na ocasião, as estudantes puderam ratificar para eles a sua importância no dia a dia daquela população, bem como compartilhar conhecimentos e levar respostas para suas dúvidas e questionamentos, que terão impacto direto em suas condutas no território.

Uma das atribuições das Enfermeiras que compõe a Atenção Básica é a realização de atividades de educação permanente com a equipe de saúde. Desta forma, as atividades educativas realizadas com os ACS objetivam um melhor entendimento acerca dos temas necessários a sua práticas, tornando-os profissionais cada vez mais integrados, capacitados e comprometidos com a promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos na comunidade.