Bahiana por um Dia recebe alunos do Colégio Fortunato

Estudantes do ensino médio visitam os laboratórios da Unidade Acadêmica Cabula e conhecem os cursos oferecidos pela Bahiana.

No dia 23 de agosto, os alunos do 3° ano do Colégio Fortunato participaram de mais uma edição do Bahiana por um Dia, na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Na oportunidade, os estudantes fizeram uma visita, percorrendo a escola, e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre os cursos oferecidos pela instituição.

Durante a atividade, foi apresentado o laboratório Morfofuncional de Medicina pelos monitores do GCM, e os alunos foram conduzidos pela supervisora administrativa do Centro Odontológico, Lisia Oliveira, para conhecerem o Centro Odontológico da Bahiana. Ainda durante a programação, os estudantes fizeram experimentações em eletroterapia, avaliação da postura e anatomia palpatória com o professor Bruno Góes, juntamente com as Ligas Acadêmicas de Fisioterapia Hospitalar (LAFIH) e Fisioterapia Ortopédica e do Esporte.

Foram esclarecidos, também, pela professora de Psicologia Carolina Aguiar, alguns mitos e verdades sobre a Psicologia, além de serem realizadas atividades de primeiros socorros conduzidos pela professora do curso de Enfermagem Luana Bonfim e apresentação do Laboratório de Análises Clínicas pelo professor do curso de Biomedicina, Sidney Sampaio, enfocando sobre o sistema ABO e grupamento sanguíneo. Na oportunidade, os alunos puderam também conhecer as rotinas do Laboratório em Ciência do Esporte pelo professor do curso de Educação Física João Franco Lima.

“Pretendo fazer Enfermagem e, através dessa iniciativa da Bahiana, Escola que admiro muito em termos de qualificação no ensino, pude conhecer um pouco mais sobre o que vou encarar após o ensino médio”, relata Beatriz Pascale, aluna do 3° ano do Colégio Fortunato.

Para Rafaela, relações públicas do Colégio Fortunato, a atividade proporciona aos estudantes um norteamento sobre qual curso de graduação pode despertar seu interesse em cursar. “Às vezes, no 3° ano, muitos alunos não têm uma noção de qual curso ingressar e o Bahiana por um Dia proporciona uma aproximação com a vida acadêmica através da visita aos laboratórios e das atividades propostas por cada curso”.

A aluna do 6° semestre do curso de Fisioterapia e integrante da Liga Acadêmica de Fisioterapia Hospitalar da Bahiana, Jéssica Ramos, explica que o programa é uma oportunidade que a Bahiana oferece para os alunos de ensino médio para conhecerem os cursos e se certificarem realmente qual carreira seguir. “Na minha época, eu não tive essa vivência e, para o estudante que tem a oportunidade de escolher e conhecer vários cursos e o que cada área propõe, é muito gratificante. Com essa iniciativa, o aluno pode nortear a sua graduação.”

Neiana Carolina, cirurgiã-dentista e preceptora da Unidade de Triagem e Urgência do Centro Odontológico da Bahiana relata que o Bahiana por um Dia proporciona uma breve vivência aos estudantes sobre as diversas áreas da saúde que a Bahiana oferece.

“É importante conhecer qual o curso que pretendemos cursar durante a nossa vida acadêmica e, ter o contato prévio com o meio acadêmico, é relevante para o estudante na escolha da carreira”.

Confira as fotos.