Bahiana realiza Projeto Intercursos do Núcleo Comum - Biomorfologia e Arte

Evento reuniu calouros de diversos cursos da Bahiana para aprimorar o processo ensino-aprendizagem por meio de uma abordagem interdisciplinar._x005F_x005F_x000D_

No último sábado, 29 de julho, aconteceu o Projeto Intercursos do Núcleo Comum – Biomorfologia e Arte, na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A coordenadora do Núcleo Comum da Bahiana, Luciana Oliveira, explica que ele é composto pelos componentes curriculares de todos os cursos exceto o de Psicologia, em função de ele ter uma matriz curricular diferente dos demais.  “A ideia do projeto é aproximar os alunos da arte para que eles possam utilizá-la como ferramenta de aprendizado. Hoje, sabemos que o aprendizado apenas através de aulas expositivas não é a única forma de absorção de conteúdo e trazer outras metodologias ativas proporciona aos alunos um ganho muito maior em relação ao aprendizado”.

Ao longo do evento, os calouros puderam visitar estações apresentadas por monitores dos cursos de Fisioterapia, Medicina e Odontologia. Na oportunidade, foram apresentadas maquetes, estações de pintura e desenhos feitos por alunos da Escola.

Bruna Villas Boas, monitora do 4° semestre do curso de Medicina de Neuroanatomia, relata que a importância do projeto é trazer a arte como ferramenta de aprimorar o ensino. “A arte é interdisciplinar, ela agrega diversas coisas e acaba motivando mais os alunos a aprenderem os conteúdos”.

“Achei bem interessante o projeto e existem muitos alunos que possuem diversas habilidades, por exemplo, eu amo desenho e pintura e estimular outras áreas do corpo e da mente para desenvolver o conhecimento é enriquecedor. Visitei a sala de pintura, assisti às palestras de anatomia e vi os trabalhos de outros alunos expostos aqui, o que agregou muito para a minha visão do que é a Bahiana”, comenta Erika Luiza, aluna do 1° semestre do curso de Odontologia.

Moema Guimarães, professora do curso de Fisioterapia da Bahiana, esclarece que “o objetivo da atividade é apresentar o Núcleo Comum e como essas disciplinas atuam entre si. Fizemos uma divisão na qual temos uma área onde mostramos um recurso para aprendizado em Anatomia através da pintura corporal (body paint) e através dela podemos visualizar diversos músculos do corpo em que simulamos os movimentos e os alunos veem essa pintura se movendo”.

Confira as fotos.