TELEMEDICINA DA USP RECEBE GRUPO DA ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA

A visita aconteceu no dia 15, quinta-feira, e mostrou a cinco integrantes da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) a infra-estrutura e os projetos da Telemedicina

16.05.2008
Erica Franco e Julia Zanolli

Mais um passo foi dado para a criação de uma rede colaborativa em saúde com a visita da EBMSP à Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina (FM) da USP. Os visitantes, que firmaram um termo de cooperação científica entre a Escola e a Faculdade de Medicina, conheceram o Projeto de Telessaúde, o Homem Virtual, o grupo de Design de Comunicação Educacional e fizeram uma vídeo conferência com o Centro de Inovação da Telemedicina (CIPS).

Eles têm interesse em desenvolver projetos que envolvam tecnologia e educação na EBMSP e fazer parte da rede de colaboração em saúde que está sendo criada pelos diversos projetos da Telemedicina. A visitante Maria Luisa Cardoso gostou muito das iniciativas da Disciplina de Telemedicina e acredita que a troca de experiências nesta área é muito importante. “A Telemedicina não é uma coisa distante, é uma realidade que nós precisamos levar para a população”, disse.

O grupo baiano era composto pela coordenadora do curso de medicina da instituição, Marta Silva Menezes; pelo coordenador do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (CETE_EBMSP), Antonio Carlos Costa; pela coordenadora do internato, Maria Conceição Galvão Sampaio; pela supervisora pedagógica do internato, Maria Luisa Cardoso; e pela aluna do, 4º ano de medicina, Marília Menezes Gusmão. Eles conheceram a Telemedicina em um congresso de educação médica, no qual o chefe da Disciplina, Chao Lung Wen, fez uma palestra, apresentando os conceitos de Telemedicina e Telessaúde em Salvador.

Maria Conceição disse que a visita foi importante para servir como referência para os projetos em Telemedicina que a instituição pretende desenvolver: “Nesta visita pudemos ter uma visão global do conceito da Telemedicina que irá nos nortear em nossas iniciativas”, acredita a médica.

Já a coordenadora do curso de medicina, Marta, afirmou que o que mais a impressionou na visita foi a colaboração entre a Telemedicina e seus parceiros: “A Telemedicina quer compartilhar o que está produzindo e nós temos muito interesse nesta parceria”, disse.
O professor Antônio Carlos, coordenador do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais da EBMSP também achou a visita muito produtiva: “O desenvolvimento do nosso Centro de Tecnologia está somente no começo, mas acredito que o apoio oferecido pela Telemedicina da FMUSP será fundamental para o sucesso deste núcleo”, concluiu ele. e funcionários do Complexo Hospital das Clínicas (HC - FMUSP) .

Fonte: http://www.estacaodigitalmedica.com.br/estacaodigitalmedica/noticias/20080516.asp