Bahiana promove programação gratuita para gestantes

Grávidas e acompanhantes assistiram a palestras sobre a chegada dos bebês.

Estudantes da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública exercitaram a prática de saúde comunitária em um curso voltado para gestantes. No evento, realizado de 22 a 26 de maio, alunos de medicina ministraram palestras gratuitas para grávidas e seus acompanhantes sobre temas ligados à gestação, como sinais de parto, aleitamento materno, período puerperal, cuidados com o recém-nascido (como a técnica da shantala), vínculo entre pais e bebês e orientações para uma gestação saudável. O curso aconteceu na Unidade Acadêmica Brotas.

Na avaliação da coordenadora do curso para gestantes e professora do curso de Medicina da Bahiana, Maria Cristina Gomes, a programação desse evento vem sendo aprimorada a cada ano, com a participação efetiva dos estudantes.  “O curso é uma complementação, uma vez que as dúvidas não conseguem ser totalmente sanadas durante o pré-natal”, afirmou. Para ela, essa é uma chance de as grávidas se aprofundarem sobre o tema.

Em cinco anos de atividade – realizada todos os semestres – esse curso completa o ciclo de atendimento a gestantes, uma vez que muitas delas são assistidas por alunos da Bahiana durante o pré-natal, conta a estudante Gabriela Mascarenhas, aluna do 3° semestre do curso de Medicina.

A auxiliar de classe Andrea Soares ficou sabendo do curso no Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB), onde realiza o pré-natal. “Participei desde o primeiro dia da programação e adorei, pois tive a oportunidade de esclarecer muitas dúvidas e saber de muitos assuntos que eu desconhecia em relação aos cuidados com o bebê”, conta.

Para Marina Costa, aluna do 6° semestre do curso de Medicina da Bahiana e monitora do componente curricular Saúde da Mulher, essa é uma oportunidade de ter acesso a práticas cotidianas e orientar futuros pais e mães antes do nascimento da criança. “Para nós, estudantes, é muito importante tirar essas dúvidas, principalmente das mães de “primeira viagem”. No curso, temos a oportunidade de lidar com o público e destacar a importância do exame pré-natal, que é básico para uma gravidez saudável”.

A ex-funcionária da construção civil Juci Bispo endossa a fala da estudante. “Estou na minha terceira gravidez e o curso é maravilhoso por tratar de assuntos variados. Mesmo não sendo mais uma ‘marinheira de primeira viagem’, ainda tinha dúvidas”.

Na oportunidade, o curso contou com a participação dos professores da Bahiana e atuantes do IPERBA, o médico obstetra Dr. David Nunes que falou um pouco sobre gestação e zika vírus e da médica neonatologista Dra. Ana Paz,  falando sobre a Importância da doação de leite humano.

Confira as fotos.