Bolsas de Iniciação Científica - ICJr, EBMSP/FAPESB. Inscrições abertas

Bolsas de Iniciação Científica - ICJr, EBMSP/FAPESB. Inscrições abertas.

Edital da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/FBDC e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB

Seleção Pública de Propostas de Concessão de Bolsas de Iniciação Científica Jr para Projetos de Pesquisa Científica - 2007

1. Informações Gerais
1.1. Objetivo

Destina-se a alunos do ensino médio, regularmente matriculados em escolas públicas localizadas no Estado da Bahia, para desenvolvimento de atividades de iniciação à pesquisa, supervisionada por um pesquisador experiente, que preencha os requisitos definidos neste Edital

1.2. Cronograma

Lançamento do Edital 24/04/2007
Recebimento de Propostas até 14/5/2007
Análise e Julgamento até 30/05/2007
Divulgação dos Resultados 31/05/2007
Entrega dos documentos dos selecionados até dia 06/6/2007
Encaminhamento para a FAPESB da documentação dos candidatos aprovados no dia 08/6/2007
Implementação das Bolsas 01/08/07
1.3. Número de Vagas

COTA FAPESB -15 (quinze) bolsas de Iniciação Cientifica Junior (ICJr)

1.4. Do candidato

Ter bom desenvolvimento estudantil, evidenciado pelo histórico escolar
Estar matriculado no 2º ano do ensino médio
Dedicar, no mínimo, 08 horas semanais ao projeto
Não ter vínculo empregatício, de qualquer natureza, durante toda a vigência da bolsa
Não ser beneficiado por outra bolsa de qualquer natureza, durante toda a vigência da bolsa da FAPESB

1.5. Do orientador

O pesquisador deverá preencher os seguintes requisitos para ser orientador de estudantes de Iniciação Científica Júnior
Ser pesquisador com produtividade científica destacada, com titulação mínima de Mestrado obtida em Programa de Pós-Graduação stricto sensu, reconhecido pela CAPES, ou formalmente convalidado no Brasil, se obtido no exterior
Ter vínculo empregatício em Tempo Integral ou Dedicação Exclusiva com a EBMSP/FBDC
Integrar Grupo de Pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq da EBMSP/FBDC e/ou de instituição de pesquisa conveniada.
Possuir currículo na Plataforma Lattes

1.6. Duração e Prazos

O período de duração da bolsa é de 12 (doze) meses, não podendo ultrapassar o tempo regular do curso de nível médio. A renovação por mais 12 (doze) meses fica condicionada a novo pedido do bolsista, acompanhado do relatório técnico final, a critério da instituição de ensino/pesquisa, dentro da cota anual da instituição prevista para o novo exercício.
Durante o período de vigência da bolsa, os bolsistas podem ser substituídos, uma unica vez, mediante solicitação do orientador e autorização expressa da instituição de ensino/pesquisa, respeitada a duração prevista.
Não será permitida susbstituição de bolsista por motivo de conclusão do curso de nível médio

2.0. Apresentação das Propostas

Na inscrição apresentar cópias em 2 vias dos seguintes documentos:
Cadastro online impresso do candidato (Portal Fapesb)
Cadastro online impresso do orientador (Portal Fapesb)
Formulário online programa de bolsas, na modalidade específica – impresso (Portal Fapesb) - (Caso os espaços não sejam suficientes e a avaliação pelos consultores seja prejudicada, anexar o projeto de pesquisa do orientador)
Currículo lattes completo e atualizado do orientador (impresso da Plataforma Lattes)
Histórico escolar do candidato referente ao nível médio

3.0. Análise e Julgamento

A seleção das propostas submetidas a EBMSP/FBDC, em atendimento a este Edital obedecerá aos critérios de julgamento do Comitê de Seleção, do qual deve fazer parte um representante indicado pela FAPESB. A avaliação das propostas será realizada por, pelo menos, dois avaliadores.

4.0. Resultado do Julgamento e Implementação das Bolsas
Os resultados serão divulgados na “homepage” institucional da FBDC (http://www.fbdc.edu.br/) e da FAPESB (http://www.fapesb.ba.gov.br/), simultaneamente, cabendo aos candidatos informar-se dos mesmos.
Após o resultado, uma via da proposta estará a disposição dos candidatos não selecionados, na EBMSP, em Nazaré. Após o prazo de 30 dias as propostas serão descartadas.

5.0. Acompanhamento e Avaliação Final

a) A EBMSP/FBDC se resguarda o direito de a qualquer momento solicitar informações ou documentos adicionais julgados necessários à avaliação e acompanhamento das propostas.
b) O pesquisador demonstrará a evolução do trabalho do(s) bolsista(s), através de Relatórios semestrais, independente de solicitação, encaminhados à Coordenação Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica da EBMSP/FBDC, que, por sua vez, encaminhará à Fapesb o resultado das avaliações. O não cumprimento deste item pode levar à suspensão ou cancelamento da bolsa.

6.0. Revogação ou Anulação do Edital

A qualquer momento, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, inclusive quanto os recursos a ele alocados por decisão unilateral da FBDC, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direitos à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

7.0. Informações Adicionais

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste Edital poderão ser obtidas na pagina institucional da EBMSP/FBDC.
Resumo dos documentos no ato de entrega dos projetos
Cadastro online impresso do candidato (Portal Fapesb)
Cadastro online impresso do orientador (Portal Fapesb)
Histórico escolar do candidato referente ao nível médio
As propostas devem ser protocoladas na Secretaria da EBMSP, Unidade Acadêmica Nazaré, aos cuidados da Sra. Graça Cerqueira, dentro do prazo estabelecido até o dia 14.05.2007.
Não serão julgadas as propostas que não estiverem de acordo nesse edital.

Salvador, 24 de abril de 2007.

Prof. Dr. Enio Ribeiro Maynard Barreto
Coordenador de Bolsas da EBMSP