Estiva Renascente: Bahiana participa de ação de saúde coletiva no interior do estado

Estudantes do curso de Odontologia realizarão atendimento básico e ações educativas em distrito de Lençóis.

Na semana de 17 a 21 de abril, o povoado Afrânio Peixoto (Estiva), distrito do município de Lençóis, será palco de ação social nas áreas de saúde, esporte e meio ambiente.
O projeto, batizado de Estiva Renascente, é uma parceria entre as Fazendas Cravada e Estiva, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a Prefeitura Municipal de Lençóis. As ações previstas incluem atendimento odontológico, inquérito epidemiológico, requalificação de campo de futebol, distribuição de artigos esportivos e plantio de árvores da flora local.

Estudantes de odontologia da Bahiana prestarão atendimento básico à população local, com inquérito epidemiológico e ações educativas de prevenção de doenças. As atividades contam com o apoio da Secretaria de Saúde de Lençóis e serão realizadas sob a coordenação do professor Ricardo Araújo.

Alunos do nível fundamental de Estiva ficarão responsáveis pelo plantio de 30 mudas de espécies típicas da flora local. As árvores serão plantadas no centro histórico do pequeno povoado encravado na Serra do Sincorá, que está em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), além de estar inserido na área de proteção ambiental Marimbus-Iraquara.

Também integra o projeto a inauguração do campo de futebol requalificado, cuja área será doada oficialmente à comunidade pelos proprietários das Fazendas Cravada e Estiva. Na ocasião, a população local receberá artigos esportivos da Superintendência dos Desportos do Governo do Estado da Bahia (Sudesb).