MCC recebe exposição da Coleção Entomológica Mangabeira & Sherlock: popularização da ciência

O evento recebeu outras três mostras especiais.

Oito em cada dez animais do planeta são insetos. O número expressa a importância de estudar e catalogar esses animais, feito realizado pelo médico e pesquisador Octávio Mangabeira Filho e o biólogo Ítalo Sherlock, nas décadas de 1940 a 1950, o que levou à Coleção Entomológica Mangabeira & Sherlock com mais de 34 mil exemplares de diversas espécies de artrópodes, em sua maioria insetos de interesse médico. O recorte escolhido pelo curador da coleção, o professor da Bahiana Artur Gomes Dias Lima, apresentou, na Bahiana, 12 das 224 gavetas da coleção na exposição “Coleção Entomológica Mangabeira & Sherlock: popularização da ciência”, que aconteceu no dia 7 de outubro, na Unidade Acadêmica Cabula, como parte da programação da XVI Mostra Científica e Cultural da Bahiana.

O curador explica que a coleção tem grande relevância para a ciência por servir como um banco de dados que permite o desenvolvimento de pesquisas estratégicas para a ecologia, biogeografia, conservação, taxonomia e sistemática. A missão dessa colação é realizar pesquisas e promover a formação de recursos humanos relacionados a insetos e outros artrópodes de interesse médico.

Quem estava à frente da curadoria da coleção era o Dr. Ítalo Sherlock que foi seu curador a convite do Dr. Octávio Mangabeira. Após seu falecimento, o conjunto perdeu sua visibilidade e, em 2014, a Fundação Oswaldo Cruz realizou um convênio com a UNEB que designou o professor Artur Gomes Dias Lima para ser seu novo curador. “De pronto, eu aceitei esse convite, porque seria não um trabalho, mas sim um presente e hoje ela está sob minha responsabilidade na Universidade do Estado da Bahia”.

Para o estudante de Enfermagem da UNEB Igor das Virgens Santana, que atuou como monitor da exposição, “a importância grande que tem essa coleção é poder estudar e aprender sobre a transmissão de muitas arboviroses, além de poder conhecer mais aqueles insetos com quem convivemos bastante e outros que não conhecemos tanto”.

Além da exposição Coleção Entomológica Mangabeira & Sherlock: popularização da ciência, os visitantes da MCC puderam visitar as mostras de fotografia “Panoramas microscópicos”, dos expositores Caíque Costa e Luís Sergio Santos Nunes e “Corpo, cidade e saúde mental”, da professora Mônica Daltro e estudantes do 7° e 8° semestres do curso de Psicologia.

Atividades dos cursos de graduação

Os visitantes da XVI MCC também puderam conhecer mais a fundo as atividades de extensão realizadas pelos cursos de graduação da Bahiana que apresentaram seus feitos em stands e espaços na área verde da Unidade Acadêmica Cabula.

“Práticas integrativas e complementares da medicina tradicional chinesa e biomedicina estética: o cuidado integral do indivíduo” foi o tema do stand do curso de Biomedicina que teve como coordenadores os professores Sidney Carlos de Jesus Santana e Renata Roseghini.

O stand do curso de Fisioterapia teve como tema “Avaliando, tratando e cuidando na Fisioterapia”, sob a coordenação dos professores Giovana Bergheme, Francisco de Oliveira, João Amaro, Mayra Castro de Matos Sousa e Moema Soares.

O stand “Promoção de saúde com o PETGraduaSUS Bahiana” reuniu docentes e discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia e foi coordenado pelos professores Marta Menezes, Patrícia Suguri e Rosicleide Freitas com a participação da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM).

“Olhares plurais sobre as drogas: redução de danos e cultura coordenação” foi o tema discutido pelo curso de Psicologia, sob a coordenação da professora Lidiane Guedes.

Na área verde da Bahiana, o curso de Educação Física interagiu com os participantes com jogos e brincadeiras da cultura popular com o lema: “Brincar é saúde!”, sob a coordenação do coordenador de graduação Clarcson Plácido e do professor João Franco Lima.

Ciência, arte e cultura marcam 16ª edição da Mostra Cultural e Científica da Bahiana

Bahiana realiza VI Fórum de Pesquisadores

Inovação marca sessão de pôsteres da MCC 16