Neojiba abrilhanta Entrada Triunfal dos estudantes de Odontologia

Cerimônia marca início das atividades clínicas na vida profissional dos acadêmicos.

Humanização por meio da arte. Esta foi a proposta do novo formato da Entrada Triunfal dos alunos da disciplina Clínica da Criança I do curso de Odontologia da Bahiana que aconteceu no dia 13 de setembro, na Unidade Acadêmica Cabula. O momento é uma tradição no curso, pois marca o início da atividade clínica na vida profissional dos acadêmicos e, a partir deste semestre, passou a contar com a parceria do Neojiba que, dessa vez, foi representado por sua orquestra de cordas dedilhadas.

Ao som de chorinhos e músicas populares, pacientes e estudantes puderam vivenciar um processo de relaxamento, por meio da apreciação do belo.  A iniciativa foi coordenada pelas professoras da disciplina Ana Carla Robatto, Iza Peixoto e Tatiana Frederico.

Segundo Ana Carla, a Entrada Triunfal foi pensada para celebrar um momento importante que passava despercebido pelos próprios alunos. “Começamos a observar que poderíamos marcar esse dia com pequenas coisas como o corte da fita e a visita ao ambulatório e essa presença do Neojiba é maravilhosa, pois, além de abrir o evento, humaniza a sala de espera”.  A professora conta que existe um projeto para ampliar as atividades de humanização em sala de espera do ambulatório odontológico com contação de história e prática de yôga para crianças, antes do atendimento, assim como outras atividades artísticas.

“Nós fazemos essa entrada com solenidade para eles sentirem a responsabilidade que deverão ter com os pacientes que irão atender”, declarou o coordenador do curso de Odontologia, Prof. Urbino Tunes.

O músico do Neojiba, José Carlos Filho, 26 anos, destaca que o momento também foi especial para ele, pois pôde contribuir para o bem-estar dos participantes. “Acredito que a música vem para suavizar essa relação do dentista – do médico em si – com o paciente, no qual já há um estigma ligado à dor. Eu adoraria poder ir ao dentista e ter alguém lá tocando uma música. Então, me sinto muito feliz de estar aqui hoje aliviando esse momento de tensão. Essa é uma iniciativa muito boa da Bahiana”.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana, Prof.ª Luiza Ribeiro, a Entrada Triunfal foi enriquecida com a apresentação da orquestra de cordas dedilhadas do Neojiba. “Estamos ampliando essa parceria entre a Bahiana e o Neojiba cada vez mais. Inclusive, a partir de hoje, passamos a atender 60 integrantes deles na clínica de odontologia do adolescente.  E, assim, cada instituição vai dando o que tem de melhor”.

O acadêmico João Vitor Dantas destacou a importância da cerimônia. “Essa foi uma experiência muito boa, porque é uma coisa que a gente vai fazer para o resto da vida e a Bahiana preza esse momento. A participação dos músicos também foi especial, pois eles vêm em um momento que estamos tensos e foi realmente muito bom”.

Confira as fotos.