Estudantes de Medicina vencem o Prêmio Professor Nelson Barros

Premiação da Sociedade Baiana de Pediatria é destinada a trabalhos de graduação e residência médica.

Os estudantes do curso de Medicina da Bahiana Isadora Aragão Silva Trabuco, Augusto Setúbal Pinto e Maria Clara Carvalho Silva de Amorim conquistaram, respectivamente, o 1º, 2º e 3º lugares na 3ª edição do Prêmio Professor Nelson Barros, na categoria Estudantes de Graduação em Medicina. A premiação é uma realização da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) e aconteceu no dia 9 de março, na Associação Bahiana de Medicina (ABM). A cerimônia também registrou a posse da pediatra Dolores Fernandez, diretora geral do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), que assume a presidência da Sobape até 2018, no lugar do pediatra Fernando Barreiro.

CONCURSO

O Prêmio Professor Nelson Barros é destinado a Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) e de conclusão de Residência Médica inéditos cujo tema seja na área da pediatria. Para essa edição, foram avaliados trabalhos apresentados em 2014 e 2015.

A honraria é uma homenagem ao fundador e primeiro presidente da sociedade, o professor emérito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pediatra Nelson Barros, que morreu em março de 2015, quando completaria 86 anos.

Trabalhos Premiados

Estudantes de Graduação em Medicina

1º Lugar: Aspectos Clínicos e Psicossociais Associados ao Diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Autora: Isadora Aragão Silva Trabuco

2º Lugar: Intoxicações Agudas por Medicamentos em Crianças e Adolescentes em um Hospital Público na Bahia
Autor: Augusto Setúbal Pinto

3º Lugar: Perfil Clínico de Crianças e Adolescentes Portadores da Disfunção do Trato Urinário Atendidos no Centro de Distúrbios Miccionais da Infância
Autora: Maria Clara Carvalho Silva de Amorim

Residentes de Pediatria e áreas de atuação

1º Lugar: Perfil Clínico Epidemiológico de Pacientes Admitidos por Diarreia Aguda em Hospital Pediátrico
Autora: Mariele Carvalho Crespo

2º Lugar: Manifestações Gastrointestinais da Hemangiomatose Neonatal Difusa em Lactente: Relato de Caso.
Autora: Milena Rios Santos

3º Lugar: Relato de Caso: Síndrome de Mononucleose Infecciosa com Sorologia Positiva para Citomegalovirus e Epstein - Barr Virus
Autor: Emílio Eduardo Silva Brito