Escolinha de Atletismo Flamengo participa de competição no próximo domingo (13)

Projeto social recebe apoio da Bahiana por meio do curso de Educação Física.

A conquista da cidadania através do esporte. Pode-se dizer que essa é a missão da Escolinha de Atletismo Flamengo, mais nova entidade que passa a receber neste ano o apoio da Bahiana e que estará participando, no próximo dia 13 de março, de uma competição no SESI Simões Filho.

A Escolinha de Atletismo Flamengo participará do evento com 30 atletas com idades  de sete a 20 anos, nas modalidades corrida, salto e lançamento. As competições têm início às 14h e toda a comunidade Bahiana está convidada para assistir e torcer pelos atletas. O SESI Simões Filho fica localizado na Avenida Engenheiro Elmo Serejo de Farias.

Parceria Bahiana

Em mais uma ação de responsabilidade social, a Bahiana, por meio do curso de Educação Física, passou a apoiar, neste ano, a Escolinha de Atletismo Flamengo. Segundo o coordenador do curso, Prof. Clarcson Plácido, "a proposta é atender os alunos por meio de uma visita à escolinha, onde avaliaremos os atletas para um diagnóstico e um plano de desenvolvimento de performance". A equipe com professores e estudantes da Bahiana realizará a primeira visita em maio e retornará em setembro para reavaliar os resultados dos atletas.

História

O projeto existe desde 1º de janeiro de 2006 e há uma década vem atendendo um público de 7 a 20 anos de idade das comunidades de Flamengo e Araras, no município de Jaguarari. "Durante esse período, foram atendidos mais de 500 crianças e jovens diretamente, com impacto indireto em mais de 1.500 pessoas", conta o idealizador e coordenador do projeto, Antônio Bonfim Ferreira, o Ferreirinha, como é conhecido.

"O projeto da Escolinha de atletismo Flamengo é admirável. É um projeto ligado à responsabilidade social, à inclusão, ao cuidado com crianças e jovens, à mudança na perspectiva e na atuação de vida dessas pessoas no interior da Bahia. Então, a importância da relação da Bahiana com um projeto como esse reforça a vocação da instituição para a responsabilidade social, que é algo muito rico para nós”, declara Prof.ª Luiza Ribeiro, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana.

Outra razão apresentada pela professora Luiza é a possibilidade de troca de conhecimentos para toda a comunidade acadêmica da Bahiana e, sobretudo, para o curso de Educação Física. “Além disso, vamos também poder trocar conhecimentos, atenção, cuidados. Ferreirinha é uma pessoa inspiradora. Temos hoje um curso novo que é Educação Física que está iniciando suas atividades com toda uma qualidade e ter alguém dessa área como um exemplo, como um norte, que é real, que sonha e faz, que modifica uma realidade com amor, com profissionalismo e com resultado é um ganho para a comunidade Bahiana e para o esporte na Bahia. Nossos calouros puderam sentir a força dessa pessoa que é um grande exemplo para todos nós, a coerência entre o que ele acredita e o que faz. Não é uma utopia fazer ações como essa de Ferreirinha em Jaguarari. E, sobretudo, para o curso de Educação Física, tem um simbolismo enorme essa parceria”. Ferreirinha foi uma das atrações da recepção aos calouros da Bahiana que aconteceu em janeiro, na Unidade Acadêmica Cabula. Na ocasião, ele apresentou o projeto da escolinha e alguns dos resultados de seus atletas em competições de âmbito nacional.

“As nossas principais conquistas são as da cidadania, da descoberta da capacidade, da certeza de que podemos, de que somos capazes de vitórias nunca conquistadas, de que somos realmente fortes, mas acima de tudo, talentosos”, finaliza Ferreirinha.