Notícias

Notícias

Treinamentos do Portal de Periódicos será via web em 2016

Objetivo principal do treinamento é atender um maior número de usuários da biblioteca virtual.

compartilhe

A partir do ano de 2016, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passará a ministrar os treinamentos do Portal de Periódicos via web. O objetivo principal do treinamento é atender uma gama maior de usuários da biblioteca virtual, uma vez que o meio digital permite o acesso rápido e fácil às informações, sem limitação do tempo dos instrutores ou da logística necessária para se colocar usuários e multiplicadores em um mesmo local e horário.

A tecnologia utilizada será o Mconf – serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com ampla capacidade de comunicação de áudio e vídeo em tempo real.

As inscrições poderão ser efetivadas através do acesso à área de treinamentos do portal pelo link; http://www.periodicos.capes.gov.br e além da capacitação serão promovidos treinamentos dos editores com os quais a Capes tem contrato.

Mais informações sobre os treinamentos on-line poderão ser obtidas pelo e-mail de atendimento aos usuários: treinamento.periodicos@capes.gov.br.


Resultados

Em 2015, foram realizados 35 treinamentos presenciais, qualificando um público de mais de quatro mil pessoas da comunidade acadêmica – docentes, pesquisadores, bibliotecários, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de diversas áreas. Em um comparativo com o ano de 2014, o número de turmas duplicou. Em 2016, a estimativa é que esse número aumente ainda mais devido à informatização na prática das aulas.

Por meio da capacitação é possível verificar qual é o conteúdo que está disponível para a comunidade acadêmica e científica brasileira, compreender de forma mais clara as ferramentas de pesquisa disponibilizadas e com isso facilitar o processo de busca pela informação desejada no menor tempo possível.