Notícias

Notícias

Treinamento marca parceria entre Bahiana e Distrito Sanitário de Brotas

Assistência neonatal e pediátrica nos casos dos casos de microcefalia foi temática da capacitação.

compartilhe

Estudantes de Medicina, professores, agentes comunitários do Distrito Sanitário de Brotas e profissionais de saúde estiveram reunidos na manhã da última quinta-feira, 25 de fevereiro, na Unidade Acadêmica Brotas durante a realização do Treinamento Microcefalia e Zika.

A iniciativa faz parte do Programa de Integração Docente-Assistencial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e o Distrito Sanitário de Brotas. A programação contou com palestras dos professores da Bahiana Dr. Juarez Pereira Dias, David Nunes e Junaura Souza Rocha e do Dr. Bruno Meireles, neuro-oftalmologista do Hospital Humberto Castro Lima.

     


"Desde o ano passado que nós estamos muito próximos do Distrito Sanitário de Brotas e este programa de integração prevê quatro eixos. Uma das ações é a capacitação para os profissionais do Distrito Sanitário de Brotas. Hoje foi a primeira ação nesse sentido e a ideia é realizar treinamentos periódicos para médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde”, anunciou a coordenadora do curso de Medicina da Bahiana, Prof.ª Dr.ª Eliana de Paula.

Segundo ela, o programa já está em andamento com a realização de estágios com os estudantes do 11º semestre do curso de Medicina na atenção básica do bairro. “Também vamos desenvolver, por meio da telemedicina, o diagnóstico à distância, através do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana (NUTESB), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Marta Menezes. O último eixo de trabalho é a segunda opinião. Clientes que estejam sendo assistidos na atenção básica e que, por um motivo adverso, a terapêutica não esteja alcançando o resultado esperado ou que estejam com dificuldade de diagnóstico, podem vir, encaminhados por nossos alunos juntamente com os médicos da atenção básica, para o ADAB para que nossos especialistas façam um diagnóstico e um encaminhamento. Nossa ideia é estender esse programa também para os distritos do Cabula/Beiru e do Pau da Lima".

     


De acordo com Uelma Fonseca, enfermeira e técnica distrital responsável pela Educação Permanente do Distrito Sanitário de Brotas, a escolha do tema do treinamento reflete uma necessidade atual dos profissionais alocados na unidade de saúde do bairro. "No Distrito Sanitário de Brotas temos terapeutas ocupacionais, enfermeiros, tanto na parte da assistência, como na gestão. Então o objetivo dessa parceria também é capacitar nossos profissionais. Inclusive, foi um pedido nosso esse tema: assistência pré-natal e pediátrica nos casos dos casos de microcefalia, pois é uma realidade que estamos discutindo neste momento".