Nota de pesar - Marcus Vinícius de Oliveira Silva

Bahiana lamenta a perda de um ícone da Psicologia e da luta pelos direitos humanos no Brasil.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública lamenta profundamente o falecimento do professor Marcus Vinicius de Oliveira Silva, ocorrido no último dia 4 de fevereiro. Marcus Matraga, como era conhecido um dos principais expoentes da luta antimanicomial no Brasil, foi professor de inúmeros membros do nosso corpo docente.

Dedicado à discussão e construção de um projeto político e ético, foi responsável pelo avanço da produção em Psicologia e inspirou acadêmicos e profissionais de todo o país. Bravo defensor dos direitos humanos, Marcus Matraga teve sua brilhante trajetória interrompida quando militava ativamente pelos direitos de uma coletividade.

Nosso querido mestre deixa a todos os brasileiros um legado de engajamento e luta por uma sociedade igulitária e livre de violência. Na próxima quinta-feira (18), às 17h, será realizada na reitoria da Universidade Federal da Bahia um ato de reconhecimento e celebração à sua vida e obra.