Aula inaugural do curso de Psicologia reúne calouros e veteranos na Unidade Acadêmica Brotas

Palestra trouxe como tema ?A ética e a comunicação em psicologia?.

“O estudante que escolheu fazer Psicologia na Bahiana vai encontrar um ambiente acadêmico incentivador para a construção do conhecimento. Aqui, docentes e discentes atuam juntos na construção do curso”, declarou Sylvia Barreto, coordenadora do curso de Psicologia, dando as boas-vindas aos novos estudantes da Bahiana, durante a aula inaugural do curso, que aconteceu na última sexta-feira, 29 de janeiro, na Unidade Acadêmica Brotas.

A programação reuniu acadêmicos e professores do curso de Psicologia que, na ocasião, discutiram a temática “A ética e a comunicação em psicologia” com o objetivo de debater o uso das novas tecnologias digitais (facebook, celulares, aplicativos e recursos como filmagem e gravação de voz) de forma inadequada, incluindo a não autorização de terceiros.

Para abordar o tema, foram convidados o psicólogo e orientador-fiscal do Conselho Regional de Psicologia – Sessão Bahia(CRP-03), Antonio Rogério Greenhalgh e o advogado da área de Direitos Humanos e doutorando em Educação/UFBA, Augusto Sergio São Bernardo.

Segundo Prof.ª Sylvia Barreto, o curso de Psicologia da Bahiana tem uma preocupação e um comprometimento com a ética do profissional psicólogo, estabelecendo uma proposta de aproximação do discente com a prática de forma gradual, desde o seu início.

“Atividades internas e externas são propostas e apresentadas para facilitar o desenvolvimento de competências conceituais, procedimentais e atitudinais”, explica Barreto.

Conforme o advogado Augusto Sérgio, discutir temas tão complexos e polêmicos requer muito diálogo e competência da instituição em levantar questões que aprimorem a formação dos discentes. “Parabenizo a Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública por essa iniciativa. As questões levantadas e as argumentações defendidas comprovam o alto nível de educação em psicologia oferecida aos alunos”, finaliza.