Estão abertas as inscrições para o Programa de Atualização em Atenção Primária à Saúde para Psicólogos

Atividade de formação é destinada a estudantes do 9º e 10º semestres de Psicologia.

O Programa de Atualização em Atenção Primária à Saúde para Psicólogos encontra-se com inscrições abertas até o dia 10 de fevereiro. Destinado a estudantes do nono e décimo semestre do curso de Psicologia que tenham sido aprovados no internato em saúde na atenção primária, o programa visa atualizar os alunos, em nível teórico e prático, nas ações clínicas de promoção da saúde, prevenção de agravos e tratamento que a categoria pode realizar na atenção primária à saúde. Todo o trabalho será desenvolvido no Complexo Comunitário Vida Plena do qual a Bahiana é parceira na realização de diversos programas de formação.

Os interessados deverão inscrever-se e aguardar agendamento de entrevista. A seleção será feita com base nas competências de atuação na área e na compatibilidade com as atividades disponíveis.

SOBRE O PROGRAMA
A prática da atenção à saúde no nível da atenção primária tem-se tornado relevante para a formação de psicólogos, sobretudo nos últimos anos, a partir da criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), no qual o psicólogo é convocado a matriciar as ações clínicas nas equipes de saúde da família. Essa situação implica numa discussão mais aprofundada do papel da psicologia e do psicólogo na promoção da saúde, prevenção de agravos e tratamento dos usuários do Sistema Único de Saúde, numa ampliação do conceito de intervenção clínica e na demanda de inclusão desses temas e práticas na formação profissional.

O Complexo Comunitário Vida Plena, unidade docente-assistencial estruturada nos moldes da Estratégia de Saúde da Família, é parceiro da Bahiana, contribuindo significativamente, há anos, na formação de médicos, odontólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos através de estágios, internatos e atuação em diversos serviços. Um programa voltado para a prática do psicólogo na atenção primária à saúde vem dar continuidade a essa parceria, constituindo um avanço para a oferta de formação do curso de Psicologia, atualmente participando com alunos e docentes de graduação e pós-graduação (residência).

Coordenadora
Prof.ª Nádia Maurício de Moraes Matos

15/02 a 13/06/2016

Horário
Variável de acordo com a demanda do serviço. Dois turnos semanais de quatro horas,  sendo um às segundas-feiras,  no período da tarde, e outro em horário a combinar, conforme a demanda do serviço.

Nº de vagas

COMPLEXO COMUNITÁRIO VIDA PLENA (CCVP)
Pau da Lima – Rua Dr. Arthur Gonzales.

Período de inscrição
28/01 a 10/02/2015