Prof.ª Rosa Garcia é homenageada pela comunidade acadêmica

Cerimônia marca a doação de livros raros à biblioteca da Bahiana.

Rosa maravilha versos para uma flor de mulher

Rosa roseira minha flor primeira

Roseira rosa primeira prima

Reprima por ser um amor de rosa

Esse foi o verso declamado por, Paulo Levita, primo da Prof.ª Dra. Rosa Garcia, homenageada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, na noite de quarta-feira, 11 de novembro, na Unidade Acadêmica Brotas.

A programação reuniu docentes, discentes, psiquiatras, psicólogos e psicanalistas para laurear os serviços prestados pela professora, ex-aluna da Bahiana e docente aposentada de psiquiatria da Universidade Federal da Bahia e da Bahiana.

Além da homenageada, compuseram a mesa de abertura Prof. Dr. Roberto Badaró, representado a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Dr. Jorge Cerqueira, representado Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), Prof.ª Dra. Milena Pondé, representando a Bahiana e Prof. Dr. Dorgival Caetano que, na ocasião, ministrou a palestra “Personalidade psicopática: neuropsicologia e achados de neuroimagem”.

“A professora Rosa Garcia é uma das pessoas que consolidou a psiquiatria na Bahia, professora das duas escolas de medicina mais conceituadas do estado (Federal e Bahiana), portanto, toda a geração psiquiatra dos anos 1970, em diante, obteve sua influência. Desse modo, acho muito justa uma homenagem que faz jus a uma das pessoas mais importantes na psiquiatria da Bahia e do Brasil”, relata o Prof. Dr. Roberto Badaró.

Segundo o Prof. Dr. Dorgival Caetano, foi muito importante o convite para ministrar a sua palestra em conjunto com a homenagem à Prof.ª Rosa Garcia, sendo ela, uma colega e profissional líder na psiquiatria brasileira. “Da última vez que eu vim a Salvador, faz uns 10 anos, pois moro na Austrália há cerca de nove anos, então estava na hora de rever os amigos, companheiros de Salvador e apresentar um pouco da nossa experiência e nossas pesquisas, integrando essa apresentação, uma parte mais científica, com essa merecida homenagem a Rosa”, explica.

A Prof.ª Dra. Rosa Garcia expressou a emoção de receber a homenagem e explicou que a doação do acervo à Bahiana é composta por livros raros que contam praticamente toda a história da psiquiatria com autores famosos de todos os países.

“Estou superemocionada com tanta reverência., Veja bem, disponibilizei esse acervo para a Bahiana e metade dessa biblioteca foi doada por um professor que tive, de psiquiatria. Ele tinha um dos melhores acervos da Bahia e, quando faleceu, deixou uma carta dizendo que a biblioteca iria ficar para mim, daí completei com meus livros e achei que deveria doá-la à Bahiana”, explica.

“A professora Rosa Garcia é uma das principais psiquiatras do Brasil, foi aluna da Bahiana e, posteriormente, docente e, quando se aposentou, fez uma doação maravilhosa de um acervo com livros clássicos. O mínimo que poderíamos fazer é prestigiá-la e homenageá-la por essa competência e pela contribuição para a nossa instituição, na área da psiquiatria”, declarou a Prof.ª Dra Milena Pondé.

Sua filha,Prof.ª Dra. Manuela Garcia Lima, emocionou-se na homenagem. “Sinto-me lisonjeada com tudo que disseram sobre minha mãe e, por vezes, tive vontade de chorar. Foi um dia muito especial para mim como se fosse eu a homenageada, e sou”.

No fim da cerimônia, foi realizada uma apresentação musical dos integrantes do Bossa From Bahia, Paulo Levita (primo de Dra. Rosa) e Palmira Imbassaí.