Bahiana realiza 1º Simpósio do Centro de Material e Esterilização (CME)

Evento promoveu troca de conhecimentos e experiências com profissionais envolvidos com a segurança do paciente e o trabalho no CME.

Nos dias 29 e 30 de maio, foi promovido o 1º Simpósio da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Centro de Material e Esterilização (CME): O CME no Contexto da Segurança do Paciente, na Unidade Acadêmica Cabula.

A programação reuniu docentes e discentes do curso de Enfermagem, além de profissionais da área da saúde  com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências sobre a segurança do paciente e o trabalho no CME, discutindo a gestão da qualidade e do serviço, segurança dos processos e os aspectos microbiológicos no reprocessamento de materiais utilizados na assistência à saúde. O conteúdo também considerou os avanços ocorridos na história da esterilização com o desenvolvimento de novas tecnologias e estratégias de repercussão direta na segurança do paciente.

Estiveram presentes enfermeiras e enfermeiros dos hospitais Santa Izabel, Português, São Rafael e do Instituto Cárdio Pulmonar da Bahia, além da Prof.ª Eliana Auxiliadora Magalhães Costa, da Universidade Estadual da Bahia, Prof.ª  Kazuko Uchikawa Graziano, da Universidade de São Paulo e Giovana Abrahão de Araújo Moriya, do Hospital Albert Einstein.