Acadêmicos particimpam do I Workshop de Treinamento Físico Integrado da Bahia

Evento coordenado pelo professor de Educação Física, Clarcson Plácido, é sucesso entre estudantes e profissionais.

No último sábado, 18 de abril, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foi palco do I Workshop de Treinamento Físico Integrado da Bahia Da Teoria à Prática na Unidade Acadêmica Cabula.

O evento foi coordenado pelo professor de Educação Física, Clarcson Plácido Conceição dos Santos e teve como objetivo reunir professores e alunos de diversas faculdades com o intuito de aprimorar o conhecimento dos fundamentos do treinamento físico integrado aplicado.

Na programação, foram ministradas palestras dos professores Paulo Rodrigo Santos, graduado em Educação Física, Valdemar Caumo Junior, fisioterapeuta, fisiologista e graduado em Educação Física e Glauco Correa, graduado em Educação Física, que explanaram sobre assuntos pertinentes à área, como: análise fisiológica no exercício funcional, biomecânica aplicada ao treinamento físico integrado, métodos relacionados à liberação miofascial, circuito training, planejamento e organização do treinamento físico e avaliação do treinamento físico integrado, entre outros.

O professor Clarcson Plácido relata que o objetivo do workshop é que, no fim do curso, os alunos tenham uma noção um pouco mais ampla de como aplicar o exercício físico pensando na função articular e na atividade muscular.

“Hoje, nós vamos ter um evento aqui que está relacionado a um treinamento que nós chamamos de integrado. A gente prevê a proposta de perceber o exercício levando em conta a articulação, a função articular e a atividade muscular. Então, será um workshop de 10 horas em que, na parte da manhã, faremos a parte teórica com temas subdividos a cada uma hora e, na parte da tarde, com oficinas práticas, nas quais a fundamentação da parte da manhã será colocada em prática”, explica o professor.

O palestrante Paulo Rodrigo relata que o intuito da programação é trabalhar os conhecimentos a respeito do treinamento físico integrado.

“Essa abordagem é inovadora a partir do momento em que se observa o indivíduo como um ser complexo nas suas interligações articulares, musculares e outras estruturas que normalmente não eram levadas em consideração quando se prescrevia o exercício físico. Portanto, vamos falar desde os elementos estruturais do corpo, mas sempre com uma abordagem ampla de integração dessas estruturas não mais do isolamento”, relata Paulo.

A aluna do 7° semestre do curso de Educação Física da Jorge Amado explica que a proposta do workshop é inovadora e irá trazer muito conhecimento para os alunos do curso em relação ao treinamento físico.

“O curso é bastante proveitoso e traz informações que não temos na rotina do dia a dia da sala de aula. Já conheço professor Clarcson e realmente coordenar um trabalho como esse é muito esclarecedor e pertinente, fugindo totalmente dos padrões que temos na faculdade, enriquecendo mais o nosso entendimento”, finaliza.