Conceituado urologista americano visita a Bahiana e conhece o trabalho do CEDIMI

O encontro foi mais uma das iniciativas do núcleo de Relacionamento Acadêmico Institucional e Internacionalização da Bahiana.

O Centro de Distúrbios Miccionais na Infância (CEDIMI) recebeu, no dia 7 de outubro, a visita do Prof. Dr. Israel Franco, urologista pediátrico do New York Medical College e membro efetivo da InternationalContinenceChildren'sSociety.

O encontro, realizado no pavilhão de aulas da Unidade Acadêmica Brotas, reuniu o visitante, alunos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Medicina e da pós-graduação da Bahiana, além de professores que integram o quadro do CEDIMI, coordenado pelo Prof. Dr. Ubirajara Barroso.

Durante a visita, Dr. Israel Franco conheceu as instalações onde são realizados os atendimentos com os pacientes do CEDIMI, que funciona no Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana. O ponto de destaque do dia ocorreu em sala de aula, quando os estudantes apresentaram as pesquisas que estão sendo desenvolvidas atualmente no centro. Na oportunidade, o visitante discutiu cada caso diretamente com os alunos e professores presentes.

“O professor Israel Franco é um dos mais proeminentes urologistas pediátricos do mundo, uma pessoa reconhecida internacionalmente, principalmente na área de tratamento da incontinência e dos problemas miccionais em crianças. Termos no nosso centro uma visita com esse reconhecimento demonstra a grande importância do CEDIMI lá fora e sua interação com outros centros internacionais”, relata o coordenador do CEDIMI, Prof. Dr. Ubirajara Barroso.

Autor de numerosas publicações científicas e vídeos com ênfase no campo da neuro-urologia, o Prof. Dr. Israel Franco é referência na urologia pediátrica. O médico americano, que já esteve no Brasil em 2010, conta que seu interesse no segmento das disfunções uropediátricas teve início na residência em urologia, quando pôde ser orientado por um urologista pediátrico. O interesse em aprofundar os estudos e se tornar um pesquisador veio depois. “Em 1997, constatamos que os tratamentos então utilizados não funcionavam. Então, tínhamos que encontrar outras maneiras de cuidar das crianças que apresentavam esse tipo de problema”, conta Franco.

O visitante conheceu o CEDIMI através de encontros com o Prof. Dr. Ubirajara Barroso em congressos internacionais de urologia. “O que me chamou a atenção foi a qualidade dos trabalhos científicos apresentados pelo professor Barroso dentro da área de uropediatria”.

A visita do Dr. Israel Franco é mais uma das iniciativas que vêm sendo promovidas pelo recém-criado núcleo de Relacionamento Acadêmico Institucional e Internacionalização da Bahiana (REAII) que visa apoiar os intercâmbios e divulgar os trabalhos acadêmicos da instituição. “O REAII tem essa função de construir um espaço transcultural, onde podemos escutar outras formas de fazer saúde, intercâmbios, receber pessoas, visitar universidades e trocar experiências de diferentes abordagens”, explica a coordenadora do núcleo, Prof.ª Maria Antonieta Araújo.

“Todas as atividades do CEDIMI são pautadas pela Sociedade Internacional de Incontinência Pediátrica e Dr. Israel Franco faz parte dessa entidade por ser um dos nomes mais importantes da uropediatria e, para nós, é uma honra recebê-lo, pois ele teve a oportunidade de conhecer nosso serviço”, explica a professora de Fisioterapia, Maria Luiza Veiga.

Segundo a aluna Rafaela Rabelo do 6º semestre de Medicina e integrante do CEDIMI, receber uma visita tão importante é uma honra para a Bahiana. “Desenvolvo um trabalho no CEDIMI na área de radiologia e, para nós, é um grande prazer receber o Dr. Israel Franco na instituição, pois ele possui um histórico na urologia pediátrica, sendo uma referência para o CEDIMI. Então, apresentar trabalhos e receber um feedback de um ícone na área é importante para manter a qualidade do centro”, relata.

“Como já estou no CEDIMI há um ano acompanhando todos os processos, receber essa visita é como se víssemos Freud andando, é uma analogia semelhante a isso, pois podemos ver uma referência aqui. É importante, pois temos o contato com um profissional que domina a área”, relata a estudante Jessica Teles, 10° semestre do curso de Psicologia.

Conforme a aluna do 6º semestre do curso de Fisioterapia, Ananda Nacif, todos os trabalhos desenvolvidos no CEDIMI são baseados em trabalhos científicos, muito mais do que em livros e, poder estar em contato com uma referência tão importante, é uma realização profissional. “É uma responsabilidade muito grande porque, de certa forma, acabamos idealizando esse profissional e estar de frente com ele é a oportunidade que temos de receber uma contribuição para o nosso trabalho”, finaliza Ananda.