3 de outubro - aniversário do professor Humberto de Castro Lima

Bahiana celebra os 91 anos de um dos grandes nomes de sua história.

Neste sábado, 3 de outubro, Humberto de Castro Lima completaria 91 anos.

Presidente de honra e coordenador geral da Fundação Bahiana para  Desenvolvimento das Ciências, Humberto serviu, com tenacidade, idealismo e extraordinário esforço, às mais nobres aspirações da sociedade baiana. Renomado oftalmologista, foi também idealizador, fundador e diretor do Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC).

Professor Humberto de Castro Lima

Nasceu em 3 de outubro de 1924, em Salvador, filho de Cesar de Castro Lima e Leonor Damásio de Castro Lima.

“Minha mãe”, dizia, “era amiga e conselheira, pequena e forte; meu pai era alto, corajoso, afetuoso e explosivo”. “Vi o Unhão, onde mergulhávamos do seu guindaste, em saltos nem sempre muito ornamentais. Vi os fortes da Gamboa, de São Pedro, de Santo Antônio, de Santa Maria e do Farol da Barra. Vi o Passeio Público, com seu zoológico. Vi meninos de São Raimundo, de Brotas, do Rio Vermelho, do Campo da Pólvora, dos Aflitos, meninos e adolescentes em bandos organizados, heróicos, treinando para serem adultos, lutando entre si e conquistando terrenos mais imaginários que reais, ao longo do processo em que a fantasia da conquista ou da perda de tudo, da glória ou da desgraça, do poder e da subjugação, da punição ou do perdão, do ser herói ou ser covarde, do ser astuto ou inocente, foram aos poucos cedendo lugar ao passar dos anos, à realidade da vida”.

Realizou os estudos preparatórios em Salvador e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em 1948.

Procurando adquirir sólida formação em oftalmologia, seguiu para os Estados Unidos, onde fez pós-graduação como residente e cirurgião no New York Eye and Ear Infirmary. Em 1970, voltaria ao mesmo centro para ampliar seus conhecimentos.

Sua participação em congressos nacionais e internacionais, prêmios e honrarias, cursos de extensão e especialização fizeram do jovem oftalmologista um dos mais conhecidos e conceituados do país. Entusiasta da ciência e da academia, foi doutor em Medicina, docente-livre, assistente de clínica do New York Eye and Ear Infirmary, assistente de clínica oftalmológica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e professor catedrático, por concurso.

Por tudo que foi e por tudo o que fez como médico, professor, cidadão e educador, Humberto de Castro Lima tem o reconhecimento dos profissionais de saúde e de todos os brasileiros que por sua vocação foram beneficiados.