Hospital Santo Antônio é o mais novo conectado da RUTE

Unidade contará com apoio da Bahiana.

“É com extrema alegria que recebo a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) na nossa instituição, sou obrigado a recordar que, nos tempos de estudante, e quando precisava de um artigo, ia à biblioteca pesquisar em revistas emboloradas e muitas vezes tinha artigos que demoravam dois meses e esses colegas que estão aqui hoje presentes têm a oportunidade de conhecer um mundo novo, com acesso rápido e conteúdo completo que eu jamais imaginaria na minha época ter acesso”, declarou o médico representante do Hospital Santo Antônio, Dr. Sandro Barral, que esteve presente na inauguração da unidade da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) daquela unidade de saúde, na última terça-feira, 29 de setembro.

Acompanharam a solenidade, por meio de videoconferências, diversas instituições de ensino em saúde e unidades hospitalares. Além do Hospital Santo Antônio, também foi contemplado com uma unidade de telessaúde, o Hospital Sarah Lago Norte – Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação, em Brasília (DF) e a Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ).

A Escola Bahiana de Medicina, por ser um núcleo integrado a RUTE, participa dessa troca de opiniões, pois a rede é uma ferramenta atualizada, que permite um link globalizado com o mundo inteiro, sem deslocamento físico.

“Essa iniciativa está ligada ao governo federal e investe recursos, estimulando os hospitais, os centros de pesquisa e escolas a se intercomunicarem por essa rede, por meio de videoconferência ou por webconferência”, explica a Prof.ª Dra. Marta Menezes, coordenadora do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana (NUTESB).

Estiveram presentes na cerimônia diversos profissionais e estudantes da área de saúde, entre eles a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce e sobrinha da beata santificada, Maria Rita Pontes, o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina, o coordenador do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (CEDETE), Antônio Carlos Costa e a coordenadora do curso de Medicina da Bahiana, Prof.ª Eliana de Paula.

“A Bahiana, por ser uma das pioneiras a participar da RUTE, tem o objetivo de disseminar o conhecimento e estamos apoiando as instituições como é o caso do Hospital Santo Antônio, o Hospital do Subúrbio e já promovemos uma reunião na qual nos colocamos à disposição do que for necessário em termos de conhecimento tecnológico. É de extrema importância a RUTE disponibilizar essas ferramentas de internet e essa capacidade de integração”, explica o professor Antônio Carlos Costa.

A iniciativa é uma proposta que permite facilitar e inovar o processo de pesquisa tanto dos profissionais da área de saúde quanto das instituições e escolas promovendo o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivando o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

“A Bahia possui um conjunto de instituições muito bem conectadas e conscientes dessa prática a distância, tanto para assistência, treinamento, quanto para monitoramento e pesquisas colaborativas”, finaliza o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina.

Workshop

Ainda no dia 29 de setembro, o professor Antônio Carlos Costa participou do “Workshop: A RUTE e sua importância na formação continuada das equipes de saúde”, em que apresentou a experiência da Bahiana como instituição filiada à RUTE. O evento também contou com a participação de Luiz Ary Messina e da coordenadora geral do Projeto Rute na UFBA, Suzy Santana Cavalcante.