I Feira de Saúde e Entretenimento é promovida no bairro de Brotas

Programação é organizada pelo Grupo de Mobilização Social contra a Dengue de Brotas em conjunto com Bahiana.

Nos dias 11 e 12 de setembro foi promovida a I Feira de Saúde e Entretenimento do Grupo de Mobilização Social contra as endemias, organizada pelo Grupo de Mobilização Social contra a Dengue de Brotas, liderados por Fabi Amélio Bitencourt. “A feira tem o objetivo de promover ações de saúde e educação com lazer no populoso bairro de Brotas. A carência de informações da população sobre como cuidar da saúde, mobilizou o grupo para propagar a programação”, explica Fabi.

A programação foi realizada em conjunto com Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e reuniu discentes e docentes nas atividades com participação das Ligas Acadêmicas de Enfermagem e Fisioterapia.

As atividades do curso de Fisioterapia envolveram as Ligas Acadêmicas: LABED (LA para o estudo da dor), LANEP (LA em Neonatologia e Pediatria), LAFIH (LA em Fisioterapia Hospitalar), LAFORTE (LA em Fisioterapia e Esporte), LASM (LA na Saúde da Mulher) e LADEF (LA em Dermatofuncional e Estética) e seus professores orientadores.

Na ocasião, graduandos e professores realizaram orientações sobre saúde íntima para mulheres e crianças, sobre prevenção de acidentes domésticos para pais e crianças, orientação sexual para adolescentes e pais, avaliação da capacidade funcional, orientações pós avaliação para melhor desempenho das atividades da vida diária, entre outras.

Todas as ações foram supervisionadas por docentes da Bahiana. “Os alunos descreveram como foi fantástica a experiência de desenvolver essas ações na comunidade”, relata a professora e fisioterapeuta, Gleide Glícia.

As professoras Aidê Nunes, Claudete Varella, Luana Costa, Rita Reis, em conjunto com discentes de graduação desenvolveram atividades relacionadas ao fortalecimento dos níveis de informação quanto à tuberculose através do acolhimento, orientação individual e distribuições de folders e uso outros recursos educativos. A ação envolveu a comunidade, especialmente estudantes de nível fundamental e médio.

O tema HTLV foi trabalhado em conjunto com a Associação HTLVida, onde foram disseminadas informações sobre a infecção do HTLV, tanto a partir dos docentes e alunos, como através do depoimento dos membros da associação, portadores do vírus. “O momento foi diferenciado para os alunos e professores no convívio com a comunidade e com outros profissionais que estavam na feira atuando em diversos seguimentos como imunização e doenças sexualmente transmissíveis”, relata a Prof.ª de Enfermagem  Aidê Nunes.

“Desenvolver uma programação voltada para a comunidade com a participação efetiva dos alunos permite que eles desenvolvam um trabalho de forma humanizada e com atenção as necessidades da população”, conclui a coordenadora do curso de Enfermagem,  Cristiane Magali.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, Luciana Bilitário, concluiu que “ações com esse cunho educativo e especialmente visando a promoção de saúde são essenciais para aproximar a academia da comunidade”.