Teste do Progresso acontece dia 30 de setembro

Os alunos do curso de Medicina do 1° ao 12° estão automaticamente inscritos.

No dia 30 de setembro, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizará mais uma edição do Teste do Progresso, simultaneamente nas Unidades Acadêmicas Brotas e Cabula das 14h às 18h (salas serão abertas a partir das 13h). Desta vez, a novidade é que o teste será nacional o que confere maior relevância e visibilidade.

Todos os discentes do curso de Medicina (1º ao 12º semestre) já estão automaticamente inscritos e poderão realizar a avaliação, sendo que também receberão bonificação em notas como reconhecimento do desempenho, de acordo com critérios estabelecidos pelo Manual de Avaliação da Bahiana.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina, Prof.ª Dr.ª Eliana de Paula, “o Teste do Progresso é importante para todos os alunos, em especial aos que estão no internato, pois auxilia no processo seletivo para a Residência Médica”.

HISTÓRIA
O Teste do Progresso foi introduzido nos cursos de Medicina, na década de 1970, pela Kansas City Medical School da Universidade de Missouri (USA) e pela então University of Limburg, hoje Universidade de Maastricht (Holanda). Desde então, várias outras Escolas de Medicina passaram a utilizar esse método de avaliação de forma isolada ou em associação colaborativa.

O QUE É O TESTE DO PROGRESSO?
O Teste de Progresso é uma avaliação longitudinal do desenvolvimento cognitivo dos estudantes aplicado durante o curso de graduação. Nessa avaliação não são verificadas habilidades psicomotoras e de atitudes, que são duas outras dimensões do processo de ensino-aprendizagem na formação do médico.

Ele tem por objetivo básico avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o curso, assim como aspectos do próprio curso de graduação.

QUEM PODE REALIZAR O TESTE DO PROGRESSO?
A partir de 2013.2, o Teste de Progresso passou a ser aplicado anualmente a todos os estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Medicina, incluindo desde os calouros do 1º semestre até os internos do 12º. Todos os estudantes são pré-inscritos automaticamente pelas secretarias acadêmicas.

COMO É COMPOSTO O TESTE DO PROGRESSO?
Trata-se de uma única avaliação escrita, composta por 100 questões, com conteúdo abrangente ministrado por todos os componentes curriculares do curso de graduação em Medicina. As questões são contextualizadas com casos clínicos.

PARA QUE SERVEM OS RESULTADOS DO TESTE DO PROGRESSO?
A análise dos resultados do Teste de Progresso permite que se faça uma avaliação, em conjunto com outras ferramentas avaliativas, da relação entre conteúdo programático e a estrutura curricular do curso de graduação em Medicina e também do grau de desenvolvimento dos estudantes ao longo do curso.

POR QUE DEVO PARTICIPAR DO TESTE DO PROGRESSO?
Existem várias razões para participar, entre elas, podem-se destacar:

- A realização sequencial do Teste de Progresso permite que o estudante verifique a evolução de seu desempenho cognitivo nas diferentes áreas e fases do curso;

- É uma avaliação chamada formativa que possibilita a identificação de potenciais dificuldades e incentiva a busca de sua correção.

- A análise dos resultados do Teste de Progresso permite que sejam tomadas decisões e que se implementem ações na busca de melhorias contínuas, tanto em nível do estudante, individualmente, como do curso de graduação, de uma forma mais global.

- Outra vantagem da realização do Teste de Progresso é representada pela oportunidade de treinamento, com vistas à realização futura de processos seletivos dos quais os estudantes participarão, como por exemplo, os processos seletivos para programas de Residência Médica.

Adicionalmente, o processamento e a análise dos resultados obtidos permitirão a construção de curvas de desempenho cognitivo que auxiliarão na identificação das fragilidades e potencialidades dos estudantes nas diversas áreas de conhecimento e nas diferentes fases do curso. Essas informações em adição a outras advindas de variadas ferramentas avaliativas possibilitarão, em seu conjunto, o desencadeamento de ações com o objetivo de aperfeiçoar a matriz curricular, o currículo, as estratégias de ensino-aprendizagem e os métodos pedagógicos adotados.

Além disso, importantes hospitais de ensino do país têm considerado a participação em Testes de Progresso como parte de atividades que recebem pontuação na análise do currículo vitae dos candidatos à admissão em programas de Residência Médica.

COMO SERÁ FEITA A DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO TESTE DO PROGRESSO?
Cada estudante individualmente poderá, mediante a inserção de senha pessoal, ter acesso ao resultado do seu Teste de Progresso e da evolução de seus resultados (progresso) ao longo dos próximos anos. Os seus resultados individuais não serão divulgados publicamente.