Notícias

Notícias

"Periferia, território dos anjos" sobe ao palco do Teatro Acopamec

Programação integra o projeto Bahianescer.

compartilhe

"Periferia, território dos anjos" é o título do espetáculo cuja estreia aconteceu no dia 22 de agosto, no teatro da Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec), no bairro da Mata Escura. A peça tem como fio condutor a obra “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, com um roteiro adaptado à realidade das periferias do Brasil.

A montagem é uma realização do programa de extensão BAHIANESCER, ligado ao curso de Enfermagem da Bahiana que tem como objetivo fortalecer a atenção integral à saúde do adolescente, bem como potencializar as ações desenvolvidas pelos jovens integrantes do grupo Adolescer com Arte, que trabalham com promoção da saúde através de atividades artísticas. As ações também contam com a parceria da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Mata Escura.

“Pensamos nesse projeto como uma estratégia para uma maior e melhor aproximação desse público aos serviços de saúde. A partir dessa proposta, instituímos o programa de extensão BAHIANESCER, no qual integramos a academia e a comunidade, através de encontros semanais com os adolescentes, para discussão de diversos temas relacionados à saúde, sociedade e contemporaneidade”, explica a Prof.ª de Enfermagem da Bahiana, Rosicleide A. Freitas Machado, que coordena o projeto de extensão.

     


“Fazer parte de um projeto tão inovador como o BAHIANESCER é uma honra. As experiências trocadas com os adolescentes da comunidade da Mata Escura me enriquecem não somente como profissional, mas, principalmente, como ser humano. São adolescentes que lutam diariamente por um país e uma vida melhor e que buscam seus direitos e mostram que na periferia também existem pessoas que querem ter voz na sociedade”, relata Maria Aline Silva Alves, aluna do 2° semestre de Enfermagem da Bahiana.

O idealizador do Projeto Adolescer com Arte, Lenilson Bento, relata que o processo de construção das peças sempre tem o foco direto na saúde da população adolescente, jovem e adulta, trabalhando temáticas identificadas como importantes de serem abordadas no seu contexto.

“A Bahiana, neste ano de 2015, consolidou a parceria com o Adolescer e vem se responsabilizando em produzir os nossos encontros, abordando sempre de forma criativa os temas sugeridos pelos nossos jovens, compartilhando e construindo todas as ideias que serão incluídas nas peças de teatro”, afirma Lenilson.

“Dessa junção, Bahiana e Adolescer,  surgiu o BAHIANESCER, uma iniciativa da faculdade e uma necessidade do grupo. Essa ação vem fortalecendo a cada dia todo o processo de construção de ideias e práticas saudáveis na vida de cada membro do grupo e, também, no resultado final”, finaliza.