Bahiana participa de Congresso Internacional

Programação foi promovida pela Sociedade Internacional de Retrovirologia

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública esteve presente na 17ª Conferência Internacional Sobre Retrovirologia Humana, realizada no dia 18 de junho, em Trois-Ilets, Martinique na França (Antilhas Francesas).

A programação explanou o tema HTLV-1 e vírus relacionados e contou com a presença do Prof. Dr. Bernardo Galvão Castro, coordenador do Centro Integrativo e Multidisciplinar de HTLV da Bahiana, dos professores da Bahiana  David Nunes, Juarez Dias, Ney Boa-Sorte, Maria Fernanda Grassi e Thessika Araújo, dos colaboradores do Centro HTLV, Noilson Lázaro e Viviana Olavarria Gallazzi, dos alunos  da pós-graduação do curso de Medicina e Saúde Humana, Glauco Moniz de Aragão Dória  e  Isabelle Rocha Santos, além da discente do curso de Medicina, Izabel Bou Teixeira.

O HTLV-1 infecta atualmente cerca de 20 milhões de indivíduos em todo o mundo e é responsável por patologias diferentes, incluindo idade de células T da leucemia e a mielopatia associada ao HTLV-1. Estudos sobre os retrovírus humanos recém-descobertos, bem como dados recentes sobre interações vírus-hospedeiro foram apresentados no congresso com o intuito de reunir a maioria dos pesquisadores da área, proporcionando uma visão geral da investigação biomédica atual, epidemiologia e pesquisa clínica.

Durante o evento, foi apresentada a conferência “Evidência de um predomínio da transmissão sexual do HTLV- 1 em Salvador”, pelos professores Eduardo Galvão, David Nunes, Ney Boa-Sorte, Maria Fernanda Rios Grassi, Kleber Pimentel, Maria Gloria Teixeira, Mauricio L. Barreto e Inês Dourado. Também foram apresentadas palestras sobre temas como aterosclerose, fatores de risco para doença cardiovascular e vírus linfotrópico para células T humanas de infecção 1 (HTLV - 1), incidência de parapesia espástica tropical (TSP) / HTLV-1 / mielopatia associada ao (TSP / HAM) em pacientes acompanhados em um centro de referência em Salvador, a tuberculose (TB) como incidência em  indivíduos infectados com T-lymphotropic humano vírus tipo 1 (HTLV- 1) e avaliação da capacidade funcional e flexibilidade de pacientes infectados com HTLV – 1.

O coordenador do Centro Integrativo e Multidisciplinar de HTLV da Bahiana, Prof. Dr. Bernardo Galvão-Castro, foi homenageado com o Prêmio de Qualidade na Conferência Internacional. “Essa conquista é muito grandiosa para a instituição, tanto para os  pesquisadores, docentes e discentes quanto para  os profissionais que trabalham na área de saúde, pois evidencia o avanço desses profissionais na contribuição e compreensão do HTLV-1, tanto na parte  epidemiológica  quanto na  evolução da patologia”, declarou.