Especialização em Saúde Mental e Atenção Básica

Inscrições abertas até o dia 29 de maio. Aula inaugural com o Prof. Dr. Antônio Nery Filho.

Qualificar profissionais de saúde e serviço social no acolhimento e assistência a usuários com transtorno mental, além de dependentes de substâncias psicoativas e suas famílias. Este é o principal objetivo do curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Básica, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de maio, nas Secretarias de Pós-Graduação da Bahiana, nas Unidades Acadêmicas Brotas e Cabula. Mais informações nos telefones 71 3276 8265 e 71 3276 8235.

O curso é voltado para profissionais atuantes em Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), Unidades de Saúde da Família, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e outros que tenham interesse no tema, “ou seja, todos aqueles que, na sua rotina de trabalho demandam um maior conhecimento das psicopatologias, dos processos de dependência química e das possibilidades da Rede de Atenção Psicossocial nos encaminhamentos em Saúde Mental”, explica a psicóloga e coordenadora do curso, Prof.ª Maria Antonieta Nascimento Araújo, lembrando que é necessário que o interessado tenham graduação na área da saúde ou de serviço social.

De forma inovadora, o programa que tem carga horária total de 360 horas/aula, será ministrado em horários presenciais, uma vez por mês, e online, em horário livre. A duração é de 15 meses, com início na próxima sexta-feira (29 de maio) e finalização em 11 de julho.

A aula inaugural será proferida pelo Prof. Dr. Antônio Nery Filho, diretor do CETAD-UFBA.

No fim do programa, o profissional estará apto para identificar fenômenos psicológicos e psiquiátricos diversos, adquirindo conhecimento sobre as ferramentas terapêuticas para manejo de crises e cuidados primários ao usuário do SUS.

O corpo docente conta com professores atuantes na UFBA, na Escola Bahiana de Medicina, na Aliança para Redução de Danos Fátima Cavalcanti, em Centros de Atenção Psicossocial e na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.