Bahiana promove lançamento do Curso de Bacharelado em Educação Física

Evento reúne professores e profissionais da área para solenidade.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública promoveu, na manhã desta quarta-feira, 20 de maio, na Unidade Acadêmica Cabula, uma cerimônia de apresentação do novo curso de Bacharelado em Educação Física, coordenado pelo Prof. Clarcson Plácido Conceição.

A abertura contou com a fala da coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro que apresentou a instituição aos profissionais de educação física e representantes de instituições ligadas à área que participaram do evento. Coordenadores de graduação, professores e colaboradores da Bahiana também estiveram presentes, entre eles a coordenadora de ensino de graduação e pós-graduação, Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes que apresentou o trabalho que a Bahiana vem desenvolvendo para se tornar um Centro Universitário.

A programação contou também com a apresentação do presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Paulo César Vieira Lima, sobre o posicionamento da instituição acerca da atuação dos egressos do bacharelado em educação física no mercado de trabalho e do professor da Universidade Federal da Bahia, Francisco Pitanga, que explanou sobre as perspectivas de formação dos cursos de bacharelado em instituições de ensino superior.

A cerimônia teve como encerramento as falas da professora e coordenadora de Ética e Pesquisa da Bahiana, Roseny Ferreira, que falou sobre a motivação da Bahiana em lançar o curso de Educação Física e do coordenador do curso de Educação Física, Clarcson Plácido, que explicou a estrutura e o funcionamento do curso.

“Acreditamos que podemos preencher algumas lacunas inerentes à formação do profissional de educação física, hoje, principalmente no que tange ao curso de bacharelado. Com isso, apostamos na primeira turma do curso que terá aproximadamente 30 alunos. Esse projeto irá formar um perfil de egresso completamente diferente daquele que vem sendo formado no cenário da educação física e, quando falo em perfil diferente, refiro-me ao profissional que tem um raciocínio mais crítico com base na sua área de atuação”, declara Clarcson Plácido.

Para Paulo César Vieira, presidente do CREF, a Bahia ganha muito com o lançamento do curso de Educação Física da Bahiana e relata que o conselho recebeu depoimentos positivos de todo o Brasil relativos à notícia. “Eu acho que a Bahiana marca um gol de placa, lançando um curso de bacharelado com uma roupagem diferente. Com isso, a sociedade acaba se beneficiando, pois terá profissionais com uma formação qualificada, com uma oportunidade de se encaixar em um modelo inovador. Nós temos mercado para todas as áreas, licenciatura, bacharelado, e o acadêmico quando sai da faculdade deve procurar se qualificar para conquistar seu espaço”.

O curso é lançado com o objetivo de agregar valor ao trabalho do profissional de educação física e, segundo o professor da Universidade Federal da Bahia, Dr. Francisco Pitanga, a iniciativa da Bahiana é um marco na retomada do crescimento da educação física na Bahia. “O bacharelado vai formar um aluno diferenciado, com uma formação específica na área de saúde e precisamos muito de profissionais desse porte para que a sociedade tenha um trabalho qualificado na área. Eu tenho certeza de que o profissional que sai daqui será capaz de suprir as necessidades do mercado”, conclui.

A coordenadora de ensino de graduação e pós-graduação, Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes, relata que a Bahiana aposta no curso para melhorar a qualidade de vida das pessoas, formando profissionais gabaritados para o mercado. “O bacharelado em Educação Física da Bahiana traz um enfoque à promoção da saúde e acho que esse ponto é um diferencial. Iremos ter um curso agregado a uma Escola voltada para a saúde, que já possui outros cursos direcionados à área e, dessa forma, vamos estabelecer um trabalho integrado, interdisciplinar focado na promoção de saúde”, finaliza.

Confira as fotos.