Bahiana promove "Um dedo de prosa sobre a saúde mental"

Programação é fruto de uma parceria com a Clínica Apice.

No último dia 26 de março, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública promoveu o evento “Um dedo de prosa sobre a saúde mental”. A programação foi coordenada pelo professor de psicologia Rafael Fernandes e surgiu da parceria entre a escola e a Clínica Apice (Assistência Psiquiátrica Integral e Centro de Estudos), a qual fornece campo de estágio para os cursos de Psicologia e Enfermagem.

A iniciativa contou com a participação do médico psiquiatra, Luís Cláudio Bochenek, da psicóloga Aline Góes, da assistente social Andrea Machado, dos pacientes da Clínica Apice, Stelino Alves e Ulisses Nogueira que estiveram presentes na roda de conversa com a musicoterapeuta Stacie Yedel, profissional formada na Universidade de New York e atuante em unidades de tratamento de transtornos mentais norte-americanas.

A programação teve como objetivo estimular o pensamento crítico dos estudantes com relação ao cuidado, discutir os danos do estigma da loucura na contemporaneidade, refletir sobre estratégias de reabilitação empregadas na clínica ampliada e implicar os acadêmicos no processo de reforma psiquiátrica vigente, motivando assim, o diálogo com os diferentes saberes e as estratégias para ampliar a participação no processo de aperfeiçoamento do atendimento em saúde mental.