Bahiana recebe a psicóloga Luane Neves para palestra

Atividade promoveu uma reflexão sobre o papel social do psicólogo.

No dia 18 de março, foi promovido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública o pré-lançamento do livro “A Psicologia na Assistência Social”, na Unidade Acadêmica Brotas. A palestra foi ministrada pela psicóloga Luane Neves Santos e teve como objetivo principal abordar as limitações e dificuldades que a Psicologia tem enfrentado em sua prática na assistência social.

“O livro trabalha a temática da desigualdade social, entre o profissional psicólogo e o usuário. Temos um encontro entre o profissional e o usuário que vêm de classes sociais distintas e, muitas vezes, essa distância social criará alguns comprometimentos no vínculo, na atuação”, explica Luane.

Na palestra foi discutida a questão da desigualdade social e como os profissionais lidam com esse assunto, ponto de grande importância para os alunos do curso presentes, como é o caso da aluna do primeiro semestre de Psicologia da Bahiana, Liz Freitas, 19 anos, para quem a palestra foi muito interessante, pois retratou uma realidade tocante a todos. “Eu achei muito interessante porque, querendo ou não, retrata uma realidade que a gente acha que está inserido e, muitas vezes, não está, primeiro porque achamos que estamos nos mobilizando e, quando vemos, na prática, não estamos. Achei legal porque mostrou uma perspectiva que Luane se coloca nessa posição e como podemos praticar isso e melhorar a questão da desigualdade”, relata.

A psicóloga e professora da Bahiana, Mônica Daltro, explica que atividades como a palestra estão voltadas para a formação política do estudante. “A gente entende a psicologia como uma profissão de saúde e não é possível pensar na saúde sem pensar em uma formação política. Precisamos preparar os alunos para uma atuação no serviço público e, para isso, é preciso pensar de qual lugar político eles estão falando”, enfatiza.

A coordenadora do curso de Psicologia da Bahiana, Prof.ª Sylvia Barreto, relatou que foi um prazer receber a psicóloga Luane Neves para a palestra e pré-lançamento do livro. “Reunimos docentes e discentes do primeiro, segundo, terceiro, quarto e sétimo semestres para uma discussão rica. Psicólogos e estudantes têm um compromisso social com a Psicologia, o que gera um espaço de muitos debates. Com a experiência de hoje, continuamos a discussão do nosso currículo e a forma com que ensinamos a Psicologia na Bahiana”, finaliza.

Confira as fotos.