Notícias

Notícias

Coordenadora do CEP-Bahiana participa de encontro nacional

Evento marcou a apresentações de resoluções dentro da ética em pesquisa.

compartilhe

A Bahiana esteve representada no Encontro Extraordinário de Comitês de Ética em Pesquisa – ENCEP e no 1º Encontro Nacional de Representantes de Usuários do Sistema CEP/CONEP que aconteceram nos dias 17, 18 e 19 de novembro, na cidade de Atibaia, interior de São Paulo. A Escola foi representada pela coordenadora do CEP-Bahiana, Prof.ª Roseny Ferreira.


Prof.ª Roseny Ferreira - Coordenadora CEP-BAHIANA


Entre os temas abordados no encontro, destacaram-se a apresentação das Minutas das Resoluções Complementares à Resolução 466/12, em relação à Acreditação dos Comitês de Ética em Pesquisa, às especificidades éticas das pesquisas nas ciências sociais e humanas e de outras que se utilizam de metodologias próprias dessas áreas e, também, a apresentação da Minuta da Resolução sobre as Especificidades Éticas das Pesquisas de Interesse Estratégico para o SUS.



Prof.ª Roseny Ferreira (Coordenadora CEP) e
Dr. Jorge Venâncio (Coordenador do CONEP)


Os grupos de trabalhos foram formados para que todos os participantes pudessem dar a sua contribuição. Segundo a Prof.ª Roseny Ferreira, o próximo passo será a colocação das referidas minutas para consulta pública antes da apreciação final pelo Conselho Nacional de Saúde.

A coordenadora do CEP-BAHIANA, destacou ainda o interesse de todos presentes na concretização de um avanço nas questões bioéticas relacionadas aos temas em questão.