Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Cursos

Educação Física


Base legal
Autorizado pela Portaria nº. 266, de 27 de março de 2015, publicado no Diário Oficial da União de 30 de março de 2015.

Perfil do egresso
O Profissional de Educação Física deverá ter conhecimentos, procedimentos e atitudes pautadas em valores humanísticos, éticos, morais, sociais e estéticos. Esse profissional deverá ser capaz de identificar demandas sociais e assim emanar o espirito empreendedor, bem como a capacidade de gestão e promoção da saúde nos campos públicos e privados, utilizando-se da criatividade e da versatilidade. Estará apto a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nos diversos ambientes de desenvolvimento dessas atividades. Com foco no novo cenário real de inserção do Profissional de Educação Física nas equipes multidisciplinares, o egresso será capaz de atuar no ambiente da clínica e hospitais atuando na prevenção e reabilitação, além da atuação nas comunidades atendendo requisitos da atenção básica à saúde.

Atuação profissional
Academias, clínicas, unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, centros de saúde e reabilitação, hotéis, assessorias esportivas, clubes sociais, clubes de futebol, espaços holísticos, instituições de ensino e pesquisa e empresas.

Estrutura
O curso de Educação Física da Bahiana é um bacharelado e oferece 30 vagas semestrais. Funciona em turno diurno e está organizado em regime seriado semestral, sendo integralizado em oito semestres. Tem uma carga horária total de 3.421 horas, com abordagem interdisciplinar que se dá por meio da articulação de conteúdos complementares e sequenciais distribuídos em atividades teóricas, práticas e estágios curriculares supervisionados, realizados em diversos cenários de prática. A metodologia de ensino é ativa, integradora e centrada no aluno como sujeito da aprendizagem, o que torna o ensino reflexivo.

Diferencial
O Curso de Educação Física da Bahiana objetiva formar profissionais de Educação Física centrados na ética, respeito, cidadania e competência técnico-científica, capazes de atuar nos mais diversos níveis de atenção como a prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde. O seu currículo inovador, de complexidade técnica crescente, garante a articulação entre teoria e prática desde os seus períodos iniciais até os seus estágios curriculares específicos. Este curso considera, no seu delineamento, a solidificação da identidade do egresso como profissional de saúde capaz de atuar em cenários diversificados como hospitais, clínicas, atenção básica e academias.

Projeto Político-Pedagógico do curso de Educação Física
Clique para fazer o download

 

Corpo Docente:
(Clique para ver o Cúrriculo na Plataforma Lattes)