Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Cursos

Enfermagem


Base legal
Autorizado pela Portaria nº. 95, de 31 de janeiro de 2007, publicado no Diário Oficial da União de 23 de fevereiro de 2007. Reconhecido pela Portaria n° 489, de 20 de dezembro de 2011, publicado no Diário Oficial da União n° 246, de 23 de dezembro de 2011, seção 1, p.27/29.

Perfil do egresso
O curso de Enfermagem forma um profissional crítico, com capacidade para exercer a enfermagem de maneira ética, participando nas ações de promoção, prevenção de agravos e danos no indivíduo, na família, na comunidade e no trabalho. O profissional enfermeiro, ao integralizar o currículo do curso, deve estar apto a atuar em diferentes cenários da saúde, nos setores público e privado, consciente de sua responsabilidade e compromisso social.

Atuação profissional
Consultórios, hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, unidade saúde da família, empresas, clubes esportivos, instituições de ensino e de pesquisa.

Estrutura 
O curso é um bacharelado que funciona no turno diurno, oferecendo 60 vagas semestrais. Está organizado em regime seriado semestral, integralizado em nove semestres, com uma abordagem interdisciplinar por meio da articulação de conteúdos complementares e sequenciais. A carga horária total do curso é de 4.000 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas e estágios curriculares supervisionados na rede hospitalar e na rede básica. A gestão do cuidar, que integra e correlaciona o assistir, gerenciar, educar e pesquisar constitui-se o eixo transversal desse currículo.

Diferencial
O curso de enfermagem insere o aluno nos campos de prática já nos primeiros semestres e, como utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, estimula a capacidade de raciocínio, de busca de conhecimento e de resolução de problemas, tornando o/a enfermeiro/a que se forma na BAHIANA mais preparado para o mercado de trabalho. As ações integradas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à responsabilidade social, iniciação científica, grupos de pesquisa, monitoria e produção científica em revista própria promovidas durante o curso também contribuem para a diferenciação profissional.
 

Projeto Político-Pedagógico do curso de Enfermagem
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Corpo Docente:
(Clique para ver o Cúrriculo na Plataforma Lattes)
Aidê Nunes da Silva Alexandra Noemi Silva Alexsandro Tartaglia Amélia de Fátima Pinheiro de Oliveira Ana Maria Cruz Santos Ana Paula Vidal dos Santos Ana Shirley Maranhão Vieira Andréa Helena Argolo Ferraro Andreia Goncalves Batista Lima Antonio Mauricio Rodrigues Brasil Arlene de Queiroz Alves Artur Gomes Dias Lima Augusto Cesar Costa Cardoso Bárbara Angélica Gómez Pérez Carina Oliveira dos Santos Carolina Pedroza de Carvalho Garcia Caroline Alves Feitosa Catia Suely Palmeira Cintia Mesquita Correia Claudete Dantas da Silva Varela Cláudia de Carvalho Santana Cristiana da Costa Libório Lago Cristiane Magali Freitas Dos Santos Cristina Aires Brasil Daiane Cristina Soveral Burgos Santana Daisy Naiane Freitas Silva Dalva Pereira Brachmans Eliane Maria Simoni Francisco Tiago Oliveira de Oliveira Gabriel Andrade Nonato Queiroz Gilmara Ribeiro Santos Rodrigues Gleice Castor Lins Sampaio Glicia Gleide Gonçalves Gama Gustavo Melo Vieira Jorge Clarêncio Souza Andrade Jucimara dos Santos Circuncizão Lilia Doria Pinto Couto Luana Bomfim Costa Marcos Borges Ribeiro Maria Emília Santos Pereira Ramos Maria Olivia Sobral Fraga de Medeiros Maria Thaís de Andrade Calasans Mariana Nossa Aragão Marilaine Matos de Menezes Ferreira Mary Gomes Silva Max José Pimenta Lima Mayara Novais Pereira Michaela Eickemberg Patricia Alcântara Doval de Carvalho Paula Schons Vieceli Rita Maria Reis Conceição Rosicleide Araújo Freitas Simone Cardoso Passos Tassia Teles Santana de Macedo Tatiana Franco Batista Tércio Carneiro Ramos