Bahiana e Hospital Santa Izabel transmitem aula em tempo real

Alunos de fisioterapia acompanharão atividade da sala de videoconferências do CEDETE.

A professora Patrícia Alcântara, do curso de Fisioterapia da Bahiana e gerente de ensino e pesquisa do Hospital Santa Izabel, ministrará nesta quinta-feira (21) uma aula com transmissão de imagens radiográficas de alta definição entre o Hospital Santa Izabel e o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais da Bahiana (CEDETE). Realizada como parte do projeto OptiPortal da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), a atividade terá início às 8h e contará com a presença de estudantes e professores, tanto no auditório do hospital quanto na sala de videoconferências do CEDETE.

O sistema Optportals é uma ferramenta de visualização que pode ser usada para atividades de ensino, pesquisa e comunicação entre duas ou mais instituições geograficamente distribuídas e permite o processamento de imagens em ultradefinição 4K (otimização de imagem quatro vezes maior que a full-HD). Com o sistema é possível a visualização de dados complexos, simulações, séries temporais, mapas e vídeos em alta resolução, oriundos de fonte remota ou local, além de possibilitar reuniões por videoconferência ao mesmo tempo em que múltiplos dados, mapas, simulações e/ou apresentações são visualizados.

A Bahiana vem utilizando essa tecnologia desde o ano passado, quando recebeu, através de edital da Rede Nacional de Pesquisa, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a concessão de uso do Sistema Optportals Sage. Entre os critérios para a liberação, as instituições candidatas deveriam apresentar um projeto para melhor uso da tecnologia.