Bahiana na era da informação

Estudantes de Fisioterapia participam de aula interativa via sistema Optportals Sage.

Há algum tempo, saúde e tecnologia vêm mostrando-se irmãs no processo de melhoria das condições de trabalho do profissional, como no êxito do atendimento ao paciente. Somando-se essas ferramentas ao processo de ensino/aprendizagem é certo que a formação do profissional da área de saúde tende a tornar-se cada vez mais rica. Nesse caminho, a Bahiana mais uma vez inova, adotando como instrumento de sala de aula a videoconferência, via sistema Optportals Sage, que permite o processamento de imagens em ultradefinição 4K (otimização de imagem quatro vezes maior que a full-HD). Os benefícios dessa tecnologia puderam ser experimentados, no dia 31 de outubro, pelos estudantes do curso de Fisioterapia que assistiram, na sala de videoconferências do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (CEDETE), à aula Imagem Radiológica de Tórax, ministrada pela Prof.ª Patrícia Alcântara, em tempo real, diretamente do Hospital Santa Izabel.

Segundo a Prof.ª Patrícia Alcântara, esse tipo de aula "é a tão sonhada troca de experiências. Os alunos questionam os profissionais envolvidos com a prática, diretamente, sem necessitar estar no ambiente hospitalar. O Optiportal permite que a imagem seja enviada em alta qualidade do Hospital Santa Izabel para a Bahiana. Além disso, os alunos podem ampliar a imagem, o que possibilita uma visualização mais interessante do que em um negatoscópio", conta.

A aula foi transmitida do auditório do Hospital Santa Izabel, onde também estavam presentes professores e estudantes do último semestre de Fisioterapia. "Foi uma experiência inédita que nos encheu de orgulho, por presenciar a utilização de um recurso que possibilita a interação de uma unidade de assistência com uma instituição de ensino em tempo real, com alta definição", comemora Prof.ª Patrícia.

Optportals Sage
Desde o início do ano, a Bahiana recebeu através de edital da Rede Nacional de Pesquisa, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a concessão de uso do Sistema Optportals Sage. Entre os critérios para a liberação, as instituições candidatas deveriam apresentar um projeto para melhor uso da tecnologia.