Notícias

Notícias

Docentes concluem curso de Manejo de Grupos para a Construção Coletiva do Conhecimento

Atividade é mais uma iniciativa do PROIDD.

compartilhe

Com o objetivo de incentivar o uso de novas metodologias de ensino-aprendizagem, a Bahiana, através do seu Programa Institucional de Desenvolvimento Docente (PROIDD), promoveu a realização do curso de extensão Manejo de Grupos para a Construção Coletiva do Conhecimento, com duração de 40 horas, iniciado em maio e finalizado em outubro.

Com uma abordagem teórico-prática, centrada na experiência dos professores e no referencial do psicodrama socioeducacional, os professores Ubton Nascimento, da Bahiana e Georges Salin, convidado externo, discutiram experiências sobre a prática dos professores, trazendo uma consistente fundamentação teórica, dinâmicas com técnicas grupais e vivências com psicodrama.


"A avaliação realizada pelos docentes participantes considerou o curso muito produtivo, bem planejado e participativo", conta a coordenadora do PROIDD, a professora do curso de Odontologia, Sandra Brasil. Segundo ela, o curso trouxe um rico material teórico, conceitual e prático-vivencial, propiciando oportunidade de reflexão sobre a prática docente e a apropriação da metodologia de trabalho com grupos. "Incluiu também a dimensão da subjetividade, construindo cenas, imagens e movimentos, favorecendo a apropriação de novos significados para as experiências didáticas", completa Sandra Brasil.

O curso estimulou o interesse em aprofundar o conhecimento de tal forma que os professores solicitaram continuidade na forma de supervisão. Vários professores já estão desenvolvendo atividades em sala de aula, nos estágios e no Programa Candeal, utilizando os fundamentos da metodologia. Segundo a coordenadora do PROIDD, o papel do professor pelo Roling Play será a nova ação de formação docente a ser realizada em 2014, atendendo a essa demanda.