Bahiana no XII ENEPET

Participação gera parcerias.

A cidade de Fortaleza sediou, de 14 a 17 de março, o XII Encontro Nordestino de Grupos PET, evento que contou com a presença de mais de 100 grupos de Programas de Educação Tutorial espalhados pela região. A Bahiana esteve representada pelos grupos PET Odonto e PET Biomedicina. "Nesse encontro, foram apresentados dois trabalhos do PET Biomedicina e um do PET Odonto, sendo ambos bastante elogiados. E já firmamos parcerias com PETs de outros estados interessados em nosso trabalho", conta o professor de Biomedicina, Sidney Santana.

Mais de 700 estudantes participaram do encontro, onde foram debatidos assuntos pertinentes à realidade dos grupos e de suas ações dentro da tríade que faz o pilar do PET – ensino, pesquisa e extensão.

No Programa de Educação Tutorial, os grupos são compostos por alunos e um professor tutor que, juntos, realizam projetos fundamentados na aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar. “O programa tem como objetivo melhorar a graduação nos mais diversos aspectos e assim obter uma formação pautada no desenvolvimento de atividades acadêmicas de excelência, sem se esquecer de também buscar mais qualificação profissional e de estar dentro da academia engajados em causas sociais", explica Prof. Sidney.

Durante o XII ENEPET, os participantes foram levados a refletir e discutir a ideologia do PET, considerando suas premissas de existência, no contexto da educação superior, bem como pensar sobre sua contribuição de maneira geral na graduação, "além de propor um olhar sobre o momento atual, com as renovações que ocorreram por meio de sua expansão e quais impactos serão evidenciados nos diferentes cursos das universidades atingidas pelo programa", completa Santana.