Programa Candeal realiza encontro

Professores participam de atividade de aprofundamento.

Os professores envolvidos no Programa de Educação em Saúde da Bahiana (Programa Candeal), estiveram juntos, no último sábado (16), na Unidade Acadêmica Brotas, para participar de uma oficina de aprofundamento coordenada pelo terapeuta de psicodrama, Georges Curi Salim.

“O programa Candeal está completando sete anos e, por isso, está com certa maturidade. Os sete primeiros anos foram para assentarmos o programa. Começamos no Candeal, expandimos para o Cabula. Muito trabalho foi feito. No início, não tínhamos ideia de que o processo ia se desenvolver dessa forma”, explica o professor do curso de Psicologia, Ubton Nascimento.

“Assim como vemos na graduação, com a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, esse programa também desenvolve uma metodologia ativa de ensino. Aqui, temos o problema real. O aluno se depara com o problema e cria estratégias para a solução desse problema”, enfatiza a professora do curso de Enfermagem, Cláudia Santana.

Ambos os professores concordam com o caráter interdisciplinar do Programa Candeal que contribui muito para a formação do estudante de saúde, tendo em vista as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Todo o trabalho que o SUS vem fazendo hoje é segundo a Organização Mundial de Saúde. Hoje, priorizamos a promoção da saúde e  a prevenção, entendendo saúde como qualidade de vida. E nós aqui na Bahiana estamos mais do que alinhados com isso”.

Os professores destacaram, ainda, como um resultado do trabalho de sete anos, a criação de um núcleo de pesquisa do Programa Candeal que tem como linha o processo de Educação em Saúde. “Vamos poder pesquisar a atuação dos professores; como os alunos se colocam nesse programa; como a comunidade vê esse projeto, entre outras coisas do programa”, declara Prof. Ubton ressaltando também que o Programa Candeal cresceu também no âmbito institucional e agora é desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).