Notícias

Notícias

Professores são premiados em congresso internacional de Fisioterapia Pélvica

Trabalhos ficam classificados em 1º e 3º lugares.

compartilhe

"Influência do posicionamento durante a micção. Uma avaliação eletromiográfica e urofluxométrica" é o título do estudo que recebeu o 1º lugar no I Congresso de Fisioterapia Pélvica que aconteceu de 7 a 9 de março, em Curitiba. O trabalho foi apresentado pela professora do curso de Fisioterapia, Dr.ª Patrícia Lordêlo, coautora, juntamente com o uropediatra e professor do curso de Medicina, Dr. Ubirajara Barroso, e os mestrandos do programa de pós-graduação da Bahiana Paulo Furtado, Daniela Minas e Juliana Menezes.

O 3º lugar também foi para um grupo de pesquisadores da Bahiana. Apresentado pela Prof.ª Maria Luiza Veiga, o trabalho "Avaliação da atividade mioelétrica perineal na contração voluntária e na ginástica hipopressiva" tem também como coautores a mestranda Kely Franco, Prof.ª Roseny Ferreira, Prof.ª Alcina Teles e Prof.ª Patrícia Lordêlo. 

 

Congresso

O I Congresso Internacional de Fisioterapia Pélvica contou com a participação de mais de 350 profissionais da área, além de grandes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do Prof. Bary Berghmans - Holanda, mestre em Ciências da Saúde, PhD em Epidemiologia, pesquisador do departamento de Epidemiologia da Universidade de Maastricht e do Departamento de Urologia do Centro Médico do Hospital de Maastricht; Prof. Loic Dabbadie - França, especialista em sexologia, fundador da Escola Internacional de Reeducação das Disfunções Pélvicas (França) e professor de uroginecologia e Prof. Mikel Amostegui - Espanha, especialista em terapia manual, osteopatia obstetrical e reeducação perineal.

 


Prof.ª Patrícia Lordêlo


O Congresso também teve como palestrante a Prof.ª Patrícia Lordêlo que, na ocasião, apresentou o tema “O que é estética íntima? Principais atuações e técnicas utilizadas na estética íntima”. Além de professora adjunta do curso de Fisioterapia, a professora compõe o corpo docente permanente da Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahia. Tem qualificação no Hospital SickKids em Toronto e no  Children’s Hospital of Eastern Ontario –CHEO, em Ottawa (Canadá), além de ser uma das fundadoras e coordenadora do Centro de Distúrbios Miccionais na Infância – CEDIMI.