II Simpósio de Biomedicina da Bahiana recebe estudantes de outros municípios

Acadêmicos de Cruz das Almas, Alagoinhas, Ibotirama, Feira de Santana unem-se a estudantes da Bahiana e participam de programação científica.

Com uma rica programação científica, o II Simpósio de Biomedicina da Bahiana que aconteceu de 22 a 27 de outubro, na Unidade Acadêmica Cabula, atraiu aproximadamente 160 pessoas. Acadêmicos do curso, alunos de outras instituições de Salvador e de outros municípios como Cruz das Almas, Alagoinhas, Ibotirama, Feira de Santana e alunos de escolas de nível médio, além de professores e pesquisadores participaram ativamente dos minicursos, palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos oferecidos pelo evento.

A abertura teve como destaque a presença do Dr. Luis de França, presidente do Conselho de Biomedicina e contou com a participação do coordenador do curso de Biomedicina da Bahiana, Prof. Geraldo Argolo e da coordenadora do programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Bahiana, Dra. Kátia Sá.

A programação contou com a apresentação das palestras “Biotecnologia Forense”, apresentada pelo Dr. Torricele Thé do Departamento de Polícia Técnica da Bahia;  “Reprodução Assistida”, ministrada pelas doutoras Genevieve Coelho, Gérsia Viana e Yasmin Chung, que apresentaram uma revisão sobre o tema e as oportunidades de atuação para biomédicos e “Principais Atualizações Acerca da Imagenologia”, com a participação dos biomédicos Edson Oliveira e Thomas Bastos.

Este ano, pela primeira vez, houve o reconhecimento do melhor trabalho científico do simpósio com a concessão do Prêmio Professor Geraldo Leite. Concorreram 12 trabalhos de graduandos de cursos de Biomedicina.

O prêmio foi oferecido para homenagear o professor Dr. Geraldo Leite pela sua importante contribuição ao curso de Biomedicina, principalmente durante o período de sua criação.

A vencedora do primeiro lugar foi a estudante Débora Maia Teles Silveira, acadêmica de Biomedicina da Universidade de Tiradentes (UNIT – SE), com o trabalho “Recuperação funcional após lesão medular utilizando atividade física e tratamento com extrato de própolis vermelha sergipana”. Ela recebeu, como premiação, o auxílio financeiro para a inscrição do seu trabalho em outros eventos científicos, no valor de até R$400,00.

O segundo lugar foi para o trabalho “Avaliação do polimorfismo do gene CAST em ovinos da raça Santa Inês no estado da Bahia”, de autoria da aluna do curso de Biomedicina da Bahiana, Mariana Silva. Ela recebeu como prêmio o livro “Biologia Molecular e Evolução”, oferecido pessoalmente pela sua autora, professora Flora Fernandes.

Veja aqui como ocorreu toda a programação.