Notícias

Notícias

Bahiana participa de encontro extraordinário de Ética em Pesquisa

Evento nacional definiu alterações na regulamentação em vigor.

compartilhe

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, representantes de Comitês de Ética em Pesquisa de todo o Brasil estiveram reunidos em São Paulo para um encontro extraordinário convocado pelo Ministério da Saúde. Com a participação de mais de 500 representantes, o evento teve como objetivo a revisão da Resolução 196/96 que regulamenta a análise ética dos protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos em todo o território nacional.

Na ocasião, o Comitê de Ética em Pesquisa da Bahiana foi representado por sua coordenadora, professora Roseny Ferreira, também coordenadora do curso de Fisioterapia que teve a oportunidade de participar da votação para a mudança de itens do documento em questão. As solicitações de alterações aprovadas no encontro seguirão para apreciação do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.

"A nossa participação foi através de convite expresso do Ministério como forma de reconhecimento ao trabalho que estamos realizando", conta Prof.ª Roseny Ferreira. Em paralelo à plenária, aconteceu também a orientação presencial sobre a utilização da Plataforma Brasil que se tornou hoje o único meio de submissão de protocolos de pesquisa para apreciação bioética pelo sistema CEP-CONEP, onde todos puderam tirar dúvidas e propor adequações para agilizar a avaliação e revisão dos protocolos.