Aula da Saudade

Lembranças, histórias e muita música marcaram a despedida da 3ª turma de Enfermagem.

Lembrar histórias, comemorar, despedir-se, arrumar a bagagem e seguir para novos desafios. Esse é o caminho que todos os estudantes de graduação seguem até o ingresso na vida profissional. E foi com o sentimento de dever cumprido que a terceira turma do curso de Enfermagem da Bahiana se reuniu, no dia 14 de junho, para realizar, com seus professores, a Aula da Saudade.

Organizada pelo NAPP com o apoio da Supervisão Pedagógica, a programação contou com dinâmicas que visaram o resgate de memórias e a reflexão do aprendizado dos últimos quatro anos. “Sempre procurei ajudar mais no amadurecimento dos estudantes, para que se tornem profissionais capazes de mudar a realidade”, disse a coordenadora do curso, Prof.ª Maria de Lourdes Gomes Freitas. Outros professores do curso também estiveram presentes, relembrando momentos importantes e deixando conselhos.

“A experiência foi maravilhosa. Eu, no início, fui até uma aluna que teve “um certo” problema com a Enfermagem, chegando a pensar em mudar para Odontologia, mas, ao final do percurso dos quatro anos, eu estou muito grata a minha profissão, inclusive já iniciei a pós-graduação aqui na Bahiana e estou apaixonada pela área que escolhi que é Centro Cirúrgico”. As palavras sinceras e emocionadas são de Maria Isabel Weibel que ainda exalta o orgulho de ser Bahiana, “Eu só tenho que agradecer à Bahiana, acredito que eu tenha escolhido a melhor faculdade. Falar que sou Bahiana é tudo. Eu tenho orgulho da minha faculdade”.

Com uma história um pouco diferente, a também graduanda, Sheila Almeida dos Santos, fala: “quando eu optei pela área de saúde e quando escolhi Enfermagem, eu só fiz na Bahiana, pois não gostaria de cursar em outro lugar. Quando comecei a cursar, não sabia muito o que era enfermagem, mas descobri por causa da professora Sandra Portela que me ensinou de forma belíssima. Foi o que me deixou encantada com a profissão”. Ela conta que, embora o curso seja novo, vem crescendo muito e possibilitou seu amadurecimento profissional. “A partir de agora eu espero que possa ter excelência na minha profissão!”

O graduando Luis Fernando Santos Andrade contou que sempre teve o desejo de ingressar na área de saúde e que contou com o incentivo da família. Ele admite: “hoje eu me sinto feliz e realizado. Se eu tivesse a chance de voltar no tempo e escolher outra profissão, eu não escolheria outra coisa. Hoje não sei fazer mais nada que não seja o que aprendi aqui”. E sobre a Escola, Luís não poupa palavras, “a Bahiana surpreendeu todas as minhas expectativas. Para mim, hoje, aqui em Salvador, em termos de universidade de saúde e em Enfermagem, a Bahiana é referência. Tenho certeza de que não vou ter dificuldade de ingressar no mercado de trabalho”.

No final do encontro, o professor Arthur Dias e “seus teclados” animou a despedida com muita música e dança.

É isso aí! A Bahiana deseja boa sorte a todos os novos ex-alunos do curso de Enfermagem!