RODA SOCIAL

Iniciativa do PET de Odontologia mobiliza estudantes da rede pública.

Uma roda de conversa com a participação de atores do longa-metragem “Capitães de Areia” e de estudantes de escolas públicas de Salvador marcou a tarde do dia 9 de novembro, no Cine Teatro Jorge Amado, no Shopping Itaigara. Tratou-se da 1ª Roda Social, ação criada e desenvolvida pelos acadêmicos do Programa de Educação Tutorial de Odontologia da Bahiana (PET). O objetivo da primeira roda foi promover uma discussão sobre os aspectos socioculturais e humanísticos retratados na referida obra, pelo escritor Jorge Amado.

“O evento se caracteriza como uma atividade de extensão do PET e, embora não esteja diretamente relacionado à odontologia, visa desenvolver no aluno um espírito crítico e promover o despertar de um olhar reflexivo para a nossa realidade”, explica a aluna de odontologia e integrante do PET, Alena Medrado.

Segundo a estudante, a Roda Social terá periodicidade semestral. Para o último evento, o grupo contou com o apoio do professor de História, Ricardo Carvalho, que ficou responsável pela sensibilização dos estudantes do ensino médio da rede pública, com idade de 15 a 19 anos.

O PET Odontologia conta hoje com 14 alunos de diferentes semestres, sendo 12 bolsistas e 2 voluntários. “O PET realiza outras atividades de cunho social. Recentemente fizemos o II Dia PET de Arte e Cultura, na Unidade Acadêmica Cabula. Todos os alunos também participam de atividades e desenvolvem projetos de pesquisa na área da Odontologia. Além disso, participamos de atividades de ensino, como promoção de minicursos, oficinas, monitorias etc.”, conta Alena.