XVIII Semana de Terapia Ocupacional da Bahiana

Discussão sobre Políticas Públicas e inclusão de pessoas com deficiência foi um dos temas do evento.

O pátio da Unidade Acadêmica Brotas esteve lotado durante toda a manhã da última quinta-feira, dia 27 de outubro, por conta da mesa-redonda de abertura da XVIII Semana de Terapia Ocupacional da Bahiana que seguiu até a sexta-feira à tarde, com a realização de diversas atividades.

Com o tema Políticas Públicas das Pessoas com Deficiências e Inclusão, a mesa contou com a participação de Tereza Cristina de Holanda, representante da Secretaria Municipal de Cultura, Educação e Lazer; Graciele Leal, diretora de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Deficiente, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia; Nilzã Gomes dos Santos, do Centro de Apoio Pedagógico do Deficiente Visual; Márcia de Paula, terapeuta ocupacional do Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência  (Cepred) e Wilson Gomes da Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador COCAS.

Na plateia, além de estudantes e professores do curso de terapia ocupacional, também estiveram presentes jovens atendidos pelo Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências da Associação Obras Sociais Irmã Dulce (CRPD- AOSID). No final da manhã, eles fizeram uma apresentação de capoeira e uma animada roda de samba. Durante todo o evento, uma oficina educativa para crianças foi realizada nas dependências do Serviço de Terapia Ocupacional do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahia (ADAB).

Para a estudante de Terapia Ocupacional, Thalita Almeida, houve uma mudança de público, nesta edição. “Nosso objetivo foi  promover uma discussão sobre políticas públicas para as pessoas com deficiências, idosos e pessoas com doenças mentais. Acho que tivemos um público diferente este ano, pois nas edições anteriores, estivemos mais voltados para a comunidade acadêmica e agora nos voltamos mais para os usuários do serviço de terapia ocupacional”, explica a aluna do 6º semestre.

Na sexta-feira, aconteceu a mesa redonda Saúde Mental e Inclusão com a participação de representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde (CREASE e AMEA). No final do dia, aconteceu o IV Encontro de Egressos com o coquetel em comemoração aos 10 anos de formatura da turma de 2001.

O evento contou ainda com stands onde foram exibidos brinquedos adaptados, pinturas do artista Iuri Cunha e o artesanato de D. Zélia Andrade Lefundes, paciente do serviço de fisioterapia da Bahiana.