27 de agosto - Dia do Psicólogo

A Bahiana parabeniza os psicólogos, hoje cada vez mais presentes nos diversos segmentos da sociedade.

CLIQUE AQUI para ver a nossa homenagem.

A palavra psicologia tem origem grega: psique (alma) logos (estudo). Mais do que estudar, o psicólogo auxilia o indivíduo a se cuidar. No Brasil, no dia 27 de agosto de 1964, foi regulamentada a profissão e, portanto, nessa data é celebrado o Dia do Psicólogo.

Segundo estudos, a história da psicologia se inicia com os filósofos, sendo estes os primeiros a se importarem com as questões emocionais e psicológicas. Hoje, o trabalho do psicólogo está mais ligado ao estudo dos fenômenos da mente e do comportamento do homem, a fim de auxiliá-lo a encontrar o caminho de saída dos problemas que afligem suas emoções.

Estamos ouvindo muito falar em Bullying, assédio moral, crimes e corrupção. Por isso, é muito mais fácil entramos em desequilíbrio emocional, daí a figura do psicólogo tornar-se cada vez mais necessária no mundo contemporâneo. Antes restrito aos consultórios, hoje o psicólogo está presente em diversos ambientes da sociedade, desde hospitais até empresas, escolas, presídios, organizações não-governamentais, entre outros. Estruturalismo, funcionalismo, behaviorismo, psicanálise, Gestalt, não importa a escola que o terapeuta adote, o caminho sempre será em busca do estabelecimento do equilíbrio entre razão e emoção, passando pela estrada do autoconhecimento.

A Bahiana parabeniza seus estudantes e professores do curso de Psicologia pela passagem do Dia do Psicólogo!