Vestibular criativo e humanizado é destaque no Congresso Brasileiro de Carreiras e Oportunidades

Diretora da Bahiana apresenta formato de seleção pioneiro no Brasil.

As inovações adotadas pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, implantadas desde 2009 no processo seletivo da instituição, serão o foco da palestra Transformando o vestibular numa aprendizagem criativa e humanizada que será apresentada pela diretora da Bahiana, Prof.ª Dra. Maria Luísa Carvalho Soliani, no dia 26 de agosto, às 09h. A palestra integra a programação do Congresso Brasileiro de Carreiras e Oportunidades que será realizado de 24 a 26 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia. O projeto acontece desde 2008 e é voltado tanto para o público universitário como para profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos e mudar de área de atuação.

Palestra
Em 2009, a Bahiana transformou seu antigo vestibular no Processo Seletivo Formativo, iniciativa pioneira em todo o Brasil que passa a avaliar o candidato ao ingresso na instituição, por meio do seu perfil. Para isso, a seleção inclui, além da prova de conhecimentos, a possibilidade de o candidato conhecer um pouco mais sobre o dia a dia do curso escolhido, bem como da respectiva profissão. A ideia é ajudá-lo a identificar sua verdadeira vocação. Para isto, a metodologia inclui a realização de vivências, durante as quais ele tem contato com os futuros professores, coordenadores e colegas de curso. O processo também se diferencia por valorizar a experiência pessoal do participante, além de ampliar seu conhecimento.

Promoção
Para assistir apenas a palestra da Prof.ª Dra. Maria Luísa, estudantes da Bahiana e de escolas do ensino médio terão desconto no ingresso, pagando apenas R$ 30,00. Para participar dos três dias de Congresso, o passaporte será adquirido no valor de R$ 80,00. Para isso, basta os interessados apresentarem a carteirinha de estudante da Bahiana, no caso dos alunos da Escola, ou a carteirinha de estudante, no caso dos alunos do ensino médio no estande de vendas localizado no Salvador Shopping.

Auditório Bahiana
Este ano, a Bahiana terá um espaço especial, no qual serão realizadas palestras com temas variados ligados à área de saúde. O Auditório Bahiana vai funcionar durante todo o dia 26 de agosto e terá início com a apresentação da Prof.ª Dra. Maria Luísa Carvalho Soliani. Às 10 horas será a vez da Doutoranda do Curso de Gestão Estratégica Global – Lisboa, Alessandra Passos Magalhães, apresentar a palestra Estratégias e Eficiências em Saúde: case Toyota – Lean Managment.

Conhecendo a Fisioterapia Hospitalar: Novo desfecho funcional no pós-alta é o tema da palestra que será apresentada às 11h20min pelo Dr. Ícaro Montenegro, membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.

Após o intervalo para o almoço, às 14h, será ministrada a palestra Psicologia Clínica e Hospitalar  pela psicóloga hospitalar, Fernanda Abreu, ex-aluna da Bahiana. Em seguida, às 15h20min, a coordenadora do curso de Nutrição da Unijorge, Karine Curvello, apresentará o tema Alimentos funcionais na prevenção do câncer do trato digestivo. Para finalizar, Dr. Márcio Vieira da Clínica FLEBO – Fisioterapia e Angiologia apresentará o tema Fisioterapia Dermato Funcional.

A programação completa do Congresso Brasileiro de Carreiras e Oportunidades está disponível no site www.cbco-sa.com.