Notícias

Notícias

Bahiana inova mais uma vez e lança canal de saúde na internet

iSaúde Bahia: depois do consultório, o melhor lugar para você tirar dúvidas sobre saúde.

compartilhe

CLIQUE AQUI para ver o cartaz.

Em mais uma ação inovadora, a Bahiana acaba de lançar, em parceria com a Convergence Works (empresa do segmento de Tecnologia da Informação), o Correio da Bahia e o portal IBahia, o site iSaúde Bahia. Já acessível ao público nesta segunda-feira, o espaço congrega os mais diversos ramos da saúde, levando ao usuário informações que promovem melhoras na qualidade de vida e bem-estar para a população baiana. Com linguagem leve e acessível ao público em geral, o novo site apresenta temas como Saúde Complementar, Saúde Mental e Família, Prevenção e Bem-Estar, Reabilitação, Temas Especiais e uma sessão para conhecimentos gerais: Aprendendo sobre saúde.

No endereço www.isaudebahia.com.br, o público contará com artigos, infográficos, notícias comentadas, vídeos e podcasts, tendo como fonte os principais nomes da saúde de Salvador e do Brasil, sendo, a grande maioria, profissionais ligados à Bahiana. Segundo a diretora da Escola, Prof.ª Dr.ª Maria Luísa Carvalho Soliani, “a Bahiana sabe que tem uma responsabilidade social muito grande ligada à divulgação do conhecimento científico, para além dos seus muros. Hoje, a Internet propicia ferramentas capazes de levar o que produzimos no ambiente acadêmico muito mais longe, sem limites geográficos.”

Para dar maior credibilidade, além de contar com colunistas devidamente credenciados, o site possui um editor médico, o neurologista baiano Gustavo Sampaio que apontou como grande mola propulsora para a idealização do projeto a falta de conteúdos voltados para a saúde que tivessem credibilidade e que, ao mesmo tempo, alcançassem a linguagem da população. “A internet propicia um acesso à informação nunca antes visto e a questão principal deixa de ser onde encontrar informação, mas sim qual informação selecionar. Quando se considera isso, a credibilidade é fundamental. Observamos, num estudo comparativo entre sites disponíveis com informação em saúde, que onde existia informação crível, era excessivamente técnica, geralmente voltada para profissionais de saúde”

Dr.ª Maria Luísa complementa e aponta como diferencial o alto nível dos profissionais envolvidos. “O diferencial deste canal em relação a todos os outros canais de saúde é que a qualidade da informação está garantida pela Bahiana, porque os autores dos artigos e comentários são altamente qualificados. Eles são mestres e doutores e conhecem profundamente os temas apresentados, podendo esclarecer, com segurança, as dúvidas das pessoas que acessarem o site”.

Além disso, a proposta do novo espaço não é a de funcionar como o famoso Dr. Google, isto é, as pessoas querem saber sobre assuntos relacionados à saúde e pensam que, ao invés de procurar um médico, procuram respostas para sintomas e doenças no maior site de buscas do mundo. “O iSaúde não vai oferecer nenhum serviço que possa substituir o trabalho do médico ou de outro profissional de saúde. Sem uma anamnese correta, isto é, sem que o paciente conte sua história de forma detalhada e relate o seu problema a um profissional preparado para fazer as perguntas necessárias e, mais que isto, sem um exame físico bem feito, o que só pode ser realizado de forma presencial, não tem Google que possa fazer um diagnóstico e propor uma terapêutica realmente eficaz e adequada a este paciente”, explica Dr.ª Maria Luísa.

A ideia é realmente proporcionar maior acesso à informação, auxiliando, tanto o médico, que pode indicar o site para que seus pacientes busquem informações, como ao paciente que vai adquirir conhecimento sobre sua saúde de forma simples e objetiva. Porque, informação de qualidade também faz bem à saúde!

Parabéns Bahiana!